Dois corredores da equipa Bairrada foram os primeiros a cruzar a meta, de mãos dadas, no I Grande Prémio de Ciclismo do Mondego, que ligou Coimbra/Penacova/Coimbra. A prova, da categoria de juniores, contou com a participação, à partida, de 81 ciclistas, em representação de 13 equipas. Para além das subidas e descidas do percurso com 82,5 km, a prova tornou-se ainda mais difícil devido ao muito calor que se fez sentir.
O vencedor foi André Rafeiro, da Bairrada (formação vencedora por equipas), com o tempo de 2h11m21s, que dominou também os prémio de montanha e as metas volantes. Seguiu-se, com o mesmo tempo, o seu companheiro de equipa e atual campeão nacional João Almeida. O pódio ficou completo com Jorge Alves, da ADRAP, que ficou a 55s do primeiro classificado.
O I Grande Prémio do Mondego foi uma organização conjunta da Associação de Ciclismo da Beira Litoral e das câmaras municipais de Coimbra e Penacova. A prova insere-se nas Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016 e das Festas de Penacova (onde hoje se celebra o feriado municipal). No final, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, estava feliz por aquilo que considera ter sido “sem dúvida, um sucesso”. O autarca recordou que o ciclismo de estrada já não passava por Coimbra, provavelmente desde 2008, então com o Grande Prémio Abimota.
Além da promoção da vertente desportiva do ciclismo, Carlos Cidade recordou que o Município está interessado em aumentar o uso da bicicleta em lazer, encontrando-se a trabalhar no aumento dos troços de ciclovia no concelho. O vereador revelou ainda que a CMC se encontra, nesta altura, “a preparar o projeto” de uma pista de BMX que será construída nos Campos de Bolão.