O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a continuidade do programa municipal “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3ª Idade”, que terá início no dia 17 de outubro. O programa – que foi implementado pela autarquia em 2013 e, desde então, tem vindo a aumentar o número de instituições e utentes inscritos – tem como objetivo promover a prática de atividade física junto da população sénior do concelho, melhorando, assim, a sua condição física e psicológica e beneficiando o seu relacionamento social e a sua autoestima. Este ano, pretendem integrar o programa 430 utentes (mais 33 do que na edição transata) de 17 instituições (mais duas) do concelho.
Tendo em consideração as necessidades especiais da população sénior do concelho – a debilidade física, a fragilidade emocional, muitas vezes provocada pela solidão e carência afetiva – e conhecidos os benefícios que a prática de atividade física tem para esta faixa etária, a CMC decidiu implementar, em 2013, o programa municipal “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3ª Idade”. Melhorar a condição física e psicológica dos idosos, recuperar o ritmo e a expressividade do corpo, procurando melhores reflexos, e treinar a força muscular, a mobilidade articular e a resistência são os grandes objetivos desta iniciativa.
O programa consiste na prática de dois tipos de atividade física: em meio aquático (uma vez por semana) e em meio terreste (uma vez por semana) e é orientado por técnicos especializados, da Divisão de Desporto e Juventude da CMC. A autarquia disponibiliza, assim, os equipamentos desportivos e os técnicos especializados para o efeito, que orientam e acompanham as atividades dos utentes aderentes, muitas vezes levando a própria atividade física às instituições do concelho.
As aulas em meio aquático acontecem nos três complexos de piscinas municipais – Piscinas Municipais Rui Abreu, Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição e Centro Olímpico de Piscinas Municipais. Já as aulas em meio terrestre acontecem nas instalações das instituições ou no Pavilhão do Sport Club Conimbricense.
O programa tem-se revelado um sucesso, aumentando o número de aderentes de ano para ano. Na época desportiva 2013/2014, participaram 13 instituições do concelho e 255 utentes; em 2014/2015, 14 instituições e 345 utentes; e, na última época, de 2015/2016, 15 instituições e 397 utentes. Este ano, o número de instituições interessadas já aumentou para 17 e o número de utentes para 430, sendo que, destes, 278 optaram pela atividade física em meio terreste e 152 pela atividade física em meio aquático.
Participam neste programa as seguintes instituições: Obra Social de Torre de Vilela; ANAI – Associação Nacional de Apoio ao Idoso; Centro Paroquial de Bem Estar de Almalaguês (Centro de Dia), Centro Paroquial de Bem Estar de Almalaguês (Lar); CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social; Centro Paroquial da Pedrulha; Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Casa dos Pobres de Coimbra; Casa de Repouso de Coimbra; Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra; Centro de Solidariedade Social da Adémia; Centro Social, Cultural e Recreativo de Botão; Lar Graça de São Filipe; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades; Centro de Dia Rainha Santa Isabel; Centro Social Paroquial de São João do Campo; e Centro de Apoio Social de Souselas.