21 Outubro 2016

Câmara de Coimbra vai diminuir uso do automóvel na Sé Velha

Câmara de Coimbra vai diminuir uso do automóvel na Sé Velha

No dia em que assinalou três anos do começo do atual mandato, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, anunciou uma intervenção de reabilitação do Largo da Sé Velha, que irá diminuir o uso do automóvel nesta área, nomeadamente ao nível do estacionamento e da contenção da respetiva circulação. “Carros todos ao monte nesta zona é inaceitável”, referiu Manuel Machado, junto à Sé Velha. O edil apontou o caminho a seguir: “O estacionamento vai ser drasticamente reduzido; o monumento que aqui temos tem de ser preservado e valorizado.” Conforme referiu, serão ainda criadas condições de maior conforto para os peões.

No momento em que passou um “Pantufinhas” pelo local, Manuel Machado adiantou, a propósito, que assinara, na véspera, um contrato de aquisição de três mini autocarros para a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
O edil também não deixou de destacar, apontando para um edifício que se encontrava à sua frente, o quão importante é o nascimento, nesta área da cidade, de uma creche, berçário e infantário. O autarca realçou a importância desta obra e acredita que a mesma “irá trazer mais pessoas para a Sé Velha”.

Acompanhado de vereadores, colaboradores, técnicos municipais e jornalistas, entre outras pessoas, Manuel Machado assinalou o terceiro aniversário da tomada de posse do executivo em funções com visitas a uma obra em curso e assinatura de autos de consignação. A jornada iniciou-se com uma visita à empreitada de requalificação da Rua de Sobre-Ribas. A intervenção nesta artéria estende-se a todo o arruamento, desde o cruzamento das ruas do Colégio Novo e dos Coutinhos ao lanço de escadas que liga ao meio do Quebra-Costas.
Já na Ala Central do antigo Colégio das Artes (ao Pátio de Inquisição) foi assinado o auto de consignação referente à obra “Encosta da Sofia – Requalificação da Rua Pedro Rocha, Rua e Travessa de Montarroio/Ladeira do Seminário”, com a empresa Delfim de Jesus & Irmão, Lda.. Manuel Machado aproveitou para referir que a segunda fase da obra, até à Rua de Aveiro, também está a ser trabalhada. “Já estão a ser feitas diligências para a aquisição dos terrenos”, adiantou. “Esta é uma obra que, devido à sua dimensão e transtornos que pode vir a causar aos moradores, poderá levantar algumas  criticas”, antecipou. “Contudo, não deixa  de ser uma obra importante que, associada à via central, irá reduzir o trafego automóvel no centro da cidade”, acrescentou.

A manhã terminou  com  a visita ao Canil/Gatil Municipal, onde foi assinado, com a empresa Ramal Pombeiro Lda., o auto de consignação das obras de beneficiação daquele espaço, que essencialmente irão trazer melhores condições de vida e de alojamento para os animais que ali vivem e de trabalho para os funcionários.

“Importante é a obra, não o dinheiro que se vai gastar”, começou por vincar Manuel Machado. O que aqui devemos realçar é a “requalificação das condições de trabalho das pessoas e o alojamento dos animais”. Falando com os jornalistas, Manuel Machado revelou que, de momento, o lugar de médico veterinário no Canil/Gatil tinha ficado vago, mas que a CMC, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, está já a tratar do provimento do cargo.

Manuel Machado lamentou o facto de esta zona da cidade (junto ao Choupal) não ser mais conhecida e agradeceu e elogiou uma equipa que se criou para incentivar a adoção de animais, pelo trabalho que tem desenvolvido.

Francisco Queirós, vereador responsável pelo Canil/Gatil, congratulou-se pelo facto de já mais de 500 animais terem sido adotados este ano e de terem sido feitas perto de 485 esterilizações.  “Não se abatem animais desde 2015 [os últimos abates verificaram-se em 2014], salvo por razões de saúde ou que a lei determine”, concluiu o vereador.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×