“Estamos com um trabalho em curso, com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e espero que em breve consigamos dar boas notícias para resolver este problema da ligação entre Arzila e Pereira do Campo”, afirmou Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ontem à noite, na VI edição da Mostra Gastronómica Sopas & Papas, realizada na sede do Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila. Carlos Cidade, vereador do Urbanismo da CMC, Jorge Mendes, presidente da União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, e António Gabriel, presidente do Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, também estiveram presentes no evento.
“É um gosto muito especial estar hoje aqui convosco, poder agradecer o convite para nos encontrarmos 15 anos e 2 dias depois de ter sido inaugurado este espaço (…) e entregar ao senhor presidente da Associação a licença de utilização deste edifício”, afirmou Manuel Machado, após a entrega do documento referente ao espaço que inaugurou a 24 de novembro de 2001.
A Mostra Gastronómica Sopas & Papas é um evento de degustação dos sabores do passado, constituindo para alguns uma experiência nova, para outros o reviver do passado.
A gastronomia é relembrada numa mostra que coloca em prática os conhecimentos transmitidos pelas gerações passadas, apresentando algumas das sopas e papas confecionadas com maior frequência e respetivos acompanhamentos.
Fundado em 24 de fevereiro de 1974, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila procura transmitir as tradições do povo da sua terra e da sua região. A sua ação de defesa do património tem ido desde a recolha de elementos etnográficos, à realização de debates, jornadas culturais, exposições, recuperação de festas, de jogos e outras tradições que estavam a desaparecer.
É considerado “Grupo de Interesse Folclórico” pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, é filiado na Federação do Folclore Português, na Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego e INATEL e foi declarado Coletividade de Utilidade Pública, em 1990. Em 2003, foi-lhe atribuída a “medalha de mérito cultural” pela Câmara Municipal de Coimbra.