Um espetáculo de homenagem a Erik Satie, uma oficina de dança criativa que promove a escuta deste compositor francês, e um espetáculo musical interativo para bebés e crianças são as propostas do Convento São Francisco (CSF) para esta sexta-feira e sábado. “Harmonies”, que junta os músicos Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto, numa celebração dos 150 anos do nascimento de Erik Satie, sobe ao palco da antiga igreja do CSF na sexta-feira, pelas 22h00. Já no sábado, “Larasati, ou canções de adormecer estrelas” convida o público infantil para duas sessões musicais interativas, às 15h00 e às 16h30, no espaço do CSF.
É já na sexta-feira, pelas 22h00, que a antiga igreja do CSF recebe “Harmonies”, um espetáculo que junta o trio Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto, para uma celebração dos 150 anos do nascimento de Erik Satie, compositor francês associado ao minimalismo. Um projeto que envolve piano, violoncelo e eletrónica – que assumem papéis independentes – e ainda um quarto elemento: “uma alusão ao cenário do bailado Relâche de Francis Picabia (para o qual Satie compôs a música em 1924), que é aqui recuperado num objeto cenográfico-instrumental que funcionará como fonte sonora ativada pelo trio”, lê-se na nota de divulgação do espetáculo.
“Harmonies”, que é também o título de um conjunto de estudos harmónicos da autoria de Satie, promete assim recuperar a memória de “Gnossienne n.º 1”, um tema de Satie usado várias vezes em bandas sonoras de filmes. O espetáculo tem uma duração de 50 minutos e o preço do bilhete é de 5 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL, em www.bol.pt, ou na bilheteira do CSF, das 15h00 às 20h00.
Ainda no seguimento do espetáculo “Harmonies” e aproveitando a presença da pianista Joana Gama no CSF, vai decorrer na sexta-feira e no sábado, uma oficina de dança criativa com Rita Grade, “que tem como principal objetivo promover a escuta deste compositor francês, utilizando ferramentas e metodologias da dança contemporânea”, lê-se na nota de promoção da oficina. Um evento dirigido a miúdos e graúdos, com sessões de uma hora específicas para cada público: dia 20, oficinas para escolas às 10h30 e às 14h30; no dia 21, oficina para miúdos (a partir dos 6 anos), às 16h00, e para graúdos (a partir dos 16 anos), às 17h30. O preço normal do bilhete é de 4 euros; para estudantes, grupos, escolas e instituições é de 2 euros.
Já no sábado, a proposta é dirigida aos mais novos. “Lasarati, ou canções de adormecer estrelas” é um espetáculo de Elizabeth Davis e Teresa Gentil, dirigido a bebés e crianças até aos 5 anos, que aborda três canções “de ninar”, três países (Indonésia, Inglaterra e Portugal) e três meninas, Elizabeth, Teresa e Larasati. Um espetáculo musical interativo, que explora timbres e texturas que resultam do interlaçar de três canções distintas, mas compostas com o mesmo propósito: fazer adormecer. À voz e ao piano, junta-se um extraordinário conjunto de percussão, composto por metalofones, xilofones, gongos e tambores, entre outros instrumentos.
Estão previstas duas sessões, de 40 minutos, do espetáculo “Lasarati, ou canções de adormecer estrelas”: às 15h00, para o público dos 2 aos 5 anos, e às 16h30 para bebés até 2 anos. O preço do bilhete para crianças até aos 12 anos (e também seniores a partir dos 65 anos) é de 2 euros: o bilhete normal é de 4 euros e o bilhete família (2 adultos e 2 crianças) é de 6 euros.
Os bilhetes para a oficina de dança criativa e para “Lasarati, ou canções de adormecer estrelas” podem ser adquiridos na bilheteira do CSF, das 15h00 às 20h00, ou através do contacto telefónico 239 875 191. Para outras informações sobre os espetáculos do CSF, está ainda disponível o contacto telefónico 239 857 190 e o e-mail geral@coimbraconvento.pt.