A VIII Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. A competição, coorganizada pela Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) e Câmara Municipal de Coimbra (CMC), reunirá, entre amanhã e domingo, as oito melhores equipas que disputam a Liga Feminina. Vão estar em competição a Quinta dos Lombos, o Clube de Amigos do Basquete da Madeira, a Associação Desportiva de Vagos, o Olivais Futebol Clube, o Clube União Sportiva, o Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André, o Sport Lisboa e Benfica e o Clube Juvenil Boa Viagem.
Para além de ceder o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, a CMC presta um apoio financeiro de 5 mil euros à ABC para a realização do evento. Na conferência de imprensa participaram Francisco Paz, diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC, Luís Santarino e Paulo Moita, respetivamente presidente e vice-presidente da ABC, Jaime Carvalho e Silva, presidente do Olivais Futebol Clube, e Mariana Nataxa e Nuno Tavares, respetivamente psicóloga e fisioterapeuta da ABC.
Francisco Paz começou por enaltecer a iniciativa e agradeceu o facto de Coimbra poder receber eventos de grande qualidade desportiva. “A CMC oferece o espaço que tem, não deixando que as suas condições se percam”, disse Francisco Paz, concluindo: “só se justifica um espaço destes, havendo eventos desta qualidade.”
Por seu turno, Jaime Carvalho e Silva lembrou que esta é já a segunda vez que este evento se realiza em Coimbra. Mas, “ao contrário do de 2014, este tem condições logísticas e técnicas mais complexas”, salientou. O presidente do Olivais formulou o desejo de que este evento tenha “público condizente com a prova”, que, como disse, “vai ser mais competitiva, uma vez que no campeonato as equipas estão separadas por dois pontos na tabela”. O dirigente desportivo fez ainda saber que, hoje e amanhã, o evento irá ser promovido em algumas escolas de Coimbra, no intuito de atrair os mais jovens para a prática do basquetebol.
Já o presidente da ABC, Luís Santarino, agradeceu o apoio prestado pela CMC na organização da prova e fez votos para que a VIII Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol “seja um êxito” porque, como disse, “o basquete feminino é o que melhor representa o país a nível internacional”. Luís Santarino recordou que a ABC já organizou perto de 20 eventos e destacou a realização, em breve, dos campeonatos Sub 14 e Sub 16 feminino.
A entrada é gratuita em todos os encontros da Taça e todos os jogos vão ser transmitidos no site da Federação Portuguesa de Basquetebol, à exceção da final, no domingo de manhã, que poderá ser vista na Bola TV.
Calendário:
Sexta-Feira, 6 de janeiro
Pav. Eng.º Augusto Correia (Olivais)
Jogo 3 – 19h00
União Sportiva x GDESS Barreiro
Jogo 4 – 21h00
Sport Lisboa e Benfica x Boa Viagem (Angra-Açores)
Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia
Jogo 1 – 20h00
Quinta dos Lombos x CAB Madeira
Jogo 2 – 22h00
AD Vagos x Olivais Coimbra
Sábado, 7 de janeiro
Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia
Jogo 5 – 16h00
Vencedor do Jogo 1 X Vencedor do jogo 2
Jogo 6 – 18h00
Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4
Domingo, 8 de janeiro
Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia
Final – 11h30
Vencedor do Jogo 5 x Vencedor do jogo 6