29 Abril 2017

Antiga Igreja do Convento São Francisco acolheu Gala das Empresas Gazela numa noite em que Coimbra brilhou

Antiga Igreja do Convento São Francisco acolheu Gala das Empresas Gazela numa noite em que Coimbra brilhou

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, participou, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, na 3.ª Gala das Empresas Gazela – 2016, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, contou com a presença da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, para além de muitas outras individualidades.

Na abertura da cerimónia, Manuel Machado começou pelas boas vindas: “é um privilégio acolher-vos, mais uma vez, em Coimbra, e em especial no Convento São Francisco”. “É importante transmitir-vos, como presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que não posso deixar de vos expressar a nossa alegria ao constatarmos que a concessão dos Prémios Gazela, resulta fundamentalmente do trabalho dos empresários e das pessoas que trabalham nas empresas”, afirmou.

Manuel Machado faria depois questão de saudar as empresas de Coimbra que nessa noite foram distinguidas com o galardão de empresas gazela (jovens e com rápido crescimento). Coimbra é o concelho que tem mais empresas gazela (10) em toda a Região Centro, uma área com 100 concelhos, que inclui desde a Marinha Grande a Ovar ou Viseu. Coimbra subiu de 7 para 10 empresas gazela entre 2015 e 2016.
Falando também na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado mostrou-se satisfeito por ver que os desígnios das políticas autárquicas de apoio a empresas têm dado os seus frutos. “No conjunto, nós estamos todos a contribuir para um Portugal melhor”, diria a terminar.

O evento das Empresas Gazela tem como meta dar visibilidade a um conjunto de jovens empresas que se destacam no tecido económico da região, pelos seus elevados ritmos de crescimento, pelo contributivo para o emprego e volume de negócios gerados na região. O conceito de empresa gazela, que é assumido internacionalmente, refere-se a jovens empresas com elevados ritmos de crescimento sustentado ao longo dos tempos.
Na Região Centro, o número de empresas gazela tem vindo a crescer, sendo que passou de 57 em 2015, para 87 em 2016, correspondendo a um aumento de 53%. Mais dados sobre este estudo podem ser vistos em: https://tinyurl.com/l7wpoyh.

As empresas que nesta noite foram galardoadas são as que cumprem estes requisitos. Apresentam um crescimento do volume de negócios, superior a 20% ao ano, em 2013, 2014 e 2015. São empresas que nasceram a partir de 2007 e possuem a sua sede na Região Centro. Estas empresas tinham de empregar pelo menos 10 trabalhadores, em 2015, e possuir faturação igual ou superior a 500 mil euros nesse ano.

 

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/X6BS2cGhFCA” frameborder=”0″ allowfullscreen ]
Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×