9 Abril 2017

Coimbra recebeu Gala e Conferência da Associação Europeia do Desporto Universitário

Coimbra recebeu Gala e Conferência da Associação Europeia do Desporto Universitário

 Coimbra acolheu, nos dias 7 e 8 de abril, no Convento São Francisco, a Gala e a Conferência da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), que teve como tema principal “a promoção e a inclusão do bem-estar através do desporto”. A par da conferência, decorreu a gala do desporto universitário europeu, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, que premiou os melhores de 2016. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, marcou presença neste evento.

Entre muitas individualidades ligadas ao desporto universitário, destaque também para a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado, e do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro.

No primeiro dia teve lugar a iniciativa #beactive que, em conjunto com a Comissão Europeia, promoveu a prática da atividade desportiva. Neste dia, a sessão esteve relacionada com o tema principal da conferência e contou com a participação de um representante do Comité Paralímpico Europeu, da Comissão Europeia e dos Jogos Europeus Universitários de Zagreb-Rijeka.

A tarde começou com dois grupos de trabalho em paralelo, um deles sobre o voluntariado e a criação de oportunidades para jovens, que contou a participação do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho, e outro sobre a segurança na prática desportiva.

O primeiro dia terminou com uma sessão plenária sobre criação de “legados sustentáveis” em eventos desportivos, que contou com o português Paulo Lourenço, secretário da Federação Portuguesa de Futebol e administrador da Euro2004, SA, empresa responsável pelos Eusa Games de Zagreb-Rijeka, com Haris Pavletic, como responsável pela Universidade de Belgrado, em 2009, e com Rodomir Jovovic.

O segundo dia começou com duas sessões paralelas: “Boas práticas para a inclusão de estudantes”, na qual participou a vice-presidente da FADU, Mariana Cardoso, e com o representante da Federação Húngara do Desporto Universitário, Mozes Sketely, e a representante da Federação Portuguesa do Desporto Universitário, Marjukla Matila.

A segunda sessão teve como tema a forma de utilizar as redes sociais para promover eventos desportivos, tendo contado com as presenças de Lauant Briel, da Federação Internacional de Desportos Universitários (FISU), de Charles Camenzuki, da Associação Europeia de Imprensa Desportiva, e de Christopher Halder, da agência Grand Union.

A última palestra do dia contou com Leonz Erder, da FISU, Yves-Le-Lostcque, da Comissão Europeia, e Besim Aliti, da EUSA, e teve como tema a forma de “acordar” a Europa para a prática desportiva.

A parte da tarde de cada um dos dias esteve reservada para visitar os locais onde vão decorrer os Jogos Europeus Universitários de Coimbra em 2018.

De referir ainda que, na quinta-feira, representantes máximos da FADU, e o Comité dos Jogos Europeus Universitários apresentaram o progressos dos jogos a realizar em Coimbra ao comité executivo da EUSA.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×