15 Julho 2017

CMC financia requalificação de acessos à Associação Sócio Cultural Recreio e Desporto dos Pereiros

CMC financia requalificação de acessos à Associação Sócio Cultural Recreio e Desporto dos Pereiros

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, hoje, um contrato-programa que concede um apoio financeiro de 21.999,29€ (c/IVA) à Associação Sócio Cultural Recreio e Desporto de Pereiros (ASCRDP), destinado a financiar a totalidade do custo das obras de requalificação das acessibilidades ao Gimnodesportivo/sede da associação. A intervenção inclui a pavimentação em tapete betuminoso do acesso ao gimnodesportivo e a execução do passeio em “pavê” em frente ao edifício da sede e dos anexos.

O presidente da CMC, Manuel Machado, destacou a “requalificação urbana deste sítio da nossa cidade com atividades desportivas e sociais (…) um trabalho que é feito com perseverança”. O autarca considera que se trata “de uma obra que é preciso fazer”. Neste caso, ela será útil aos utilizadores do pavilhão. “Fazer obras para ficarem às moscas não vale a pena”, observou. “Não são obras para as calendas, não são obras de ostentação, são obras que são precisas”, concluiu Manuel Machado.

Nesta sessão participou também o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade.

O apoio à ASCRDP avança depois de verificada a necessidade destes trabalhos devido ao facto de as acessibilidades atuais – em terra e bastante degradadas, transformando-se em lama na época das chuvas -, não reunirem condições mínimas satisfatórias para os praticantes das diversas modalidades desportivas acederem às instalações.

A melhoria dos acessos permitirá também à ASCRDP receber condignamente os cerca de 500 peregrinos de Fátima que, desde há muitos anos, recorrem às instalações da associação, que oferece graciosamente águas, frutas, comidas quentes, apoio de enfermaria e dormidas.

A direção da ASCRDP solicitou à CMC financiamento para esta obra, justificando o pedido com o facto de não terem apoio de quaisquer outras instituições públicas ou privadas. A obra será realizada pela empresa Marinho Paiva, Construções Unipessoal, Lda., depois de a direção da associação ter elaborado um estudo do pretendido e solicitado orçamento para a execução dos trabalhos a quatro firmas, tendo esta apresentado o preço mais baixo.

Na mesma sessão desta manhã foi também assinado um protocolo entre a CAD – Associação Coimbra Basquete e a ASCRDP. O documento tem como objetivo a criação de um polo de minibasquete no pavilhão da ASCRDP (situado no 1.º piso), que inclui a inscrição de uma equipa jovem na Federação Portuguesa de Basquetebol com a designação CAD/PEREIROS.

Neste âmbito, a CAD compromete-se a desenvolver ações de captação de jovens atletas no território da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e áreas limítrofes. Por seu turno, a CAD irá realizar torneios e/ou competições, bem como treinos, no pavilhão da ASCRDP.

A ASCRDP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que tem por objetivos prioritários promover ações de solidariedade social, nomeadamente ao desenvolver atividades de proteção e apoio à infância e juventude, família, comunidade e população ativa, aos idosos e deficientes, à integração social e comunitária, bem como, secundariamente, desenvolver a promoção desportiva, recreativa e cultural dos associados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×