Realizou-se hoje a 40.ª edição da São Silvestre de Coimbra, a segunda mais antiga de Portugal. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, aproveitou o número redondo para homenagear António Simões, vencedor da 1.ª e 2.ª edições da prova, nos anos de 1976 e 1977, respetivamente.
Manuel Machado deu ainda o tiro de partida da corrida principal (cerca de 9km) desta 40.ª São Silvestre de Coimbra, que contou ao todo com mais de 1300 participantes, apontou a organização. Ricardo Dias, atleta do Sporting CP, venceu a prova, tendo sido seguido por Miguel Borges e Samuel Freire, ambos atletas do SL Benfica, que ocuparam a segunda e terceira posição do pódio, respetivamente. A veterana Carla Martinho, do RD Águeda, foi a primeira mulher a cortar a meta, tendo sido seguida por Solange Jesus, do Sporting CP, e por Inês Marques, da Escola de Atletismo de Coimbra.
Com partida e chegada na Rua Infanta D. Maria, a São Silvestre reuniu, em festa e competição, atletas federados e o cidadão comum. Este é um evento com tradição na cidade e que contribui para o desenvolvimento desportivo do concelho e que é relevante para a projeção turística e desportiva de Coimbra, nomeadamente como forma de promoção do desporto, da atividade física e da própria cidade, considerando que se prevê uma grande participação de atletas oriundos de todo o país, e alguns estrangeiros, com benefício para a economia de toda a região centro. O trajeto deste fim de tarde voltou a passar pela Baixa de Coimbra, contribuindo também para promover esta área da cidade que o Município pretende revivificar.
Presentes estiveram também o padrinho da prova, o campeão olímpico, Carlos Lopes, o vereador da CMC, Jorge Alves, o presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, entre outros.
Os resultados da prova podem ser consultados em: https://lap2go.com/pt/event/sscoimbra-2017