4 Fevereiro 2018

EUSA satisfeita com a preparação dos Jogos Europeus Universitários 2018

EUSA satisfeita com a preparação dos Jogos Europeus Universitários 2018

Os Jogos Europeus Universitários (EUG) 2018, que vão decorrer em Coimbra de 15 a 28 de julho, foram o tema principal da Convenção da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e dos trabalhos da Comissão de Supervisão dos EUG 2018, que terminaram no sábado, em Coimbra. A direção da EUSA, a Comissão de Supervisão e o Comité Organizador do evento – composto por representantes da Universidade de Coimbra (UC), da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) – reuniram durante três dias para assegurar o sucesso do maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

Foram três dias de visitas técnicas e reuniões de trabalho entre a direção da EUSA, delegados técnicos das 13 modalidades representadas nos EUG 2018, a Comissão de Supervisão e o Comité Organizador do evento. Os trabalhos terminaram no sábado, com um último encontro em que foram apresentadas as principais conclusões das reuniões e o plano a seguir até à próxima visita, agendada para abril. “Estou muito satisfeito pela forma como [os EUG 2018] estão a ser preparados. Os meus parabéns”, afirmou o presidente da direção da EUSA, Adam Roczek, recordando que a escolha de Coimbra passou pelo carisma universitário da cidade, mas também pela paixão que foi sentida na candidatura. “Temos que manter essa paixão”, afirmou.

“Acreditamos que vai correr tudo bem e é importante continuarmos com este sistema de comunicação, para podermos sempre melhorar”, afirmou, por sua vez, o secretário-geral do Comité Organizador, Mário Santos, agradecendo a visita e “a nova energia” que trouxe para a organização. Um agradecimento que também foi feito pelo vice-presidente da CMC e vogal do Comité Organizador, Carlos Cidade, que deixou uma palavra de confiança a todos os presentes. “Acima de tudo quero que saiam com a certeza de que os Jogos Universitários vão ser um sucesso e que a EUSA não se vai arrepender de ter acreditado em Coimbra”, sublinhou.

A quarta edição dos EUG vai decorrer em Coimbra de 15 a 28 de julho e espera-se a participação de mais de 6000 pessoas, entre os cerca de 4500 atletas de diversos países europeus, 500 técnicos e dirigentes, 300 árbitros e cerca de 1000 voluntários. Trata-se do maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal e conta com um investimento global da CMC superior a 2,8 milhões de euros.

CMC investe 2,8 milhões de euros nos EUG 2018

Recorde-se que a CMC formalizou a sua pretensão de acolher os EUG 2018 à EUSA em 2014, tendo sido posteriormente oficializada a candidatura. De seguida, foi assinado um acordo de colaboração entre os parceiros, que define como responsabilidades da CMC: disponibilizar espaços físicos e recintos desportivos necessários à realização dos EUG 2018; disponibilizar os seus meios de comunicação para divulgar o evento; assegurar o transporte de atletas; assegurar a segurança nos locais de competição e treino; assegurar o plano de segurança/proteção civil.

Para a realização dos EUG 2018 foi necessário proceder a uma série de intervenções em diversos espaços, de forma a garantir melhores acessibilidades na área geográfica do Estádio Universitário de Coimbra e espaços de prática desportiva em condições para receber competições de várias modalidades. A autarquia procedeu à requalificação urbana dos parques de estacionamento do Convento São Francisco e da Praça das Cortes, à reorganização da circulação rodoviária na Avenidas João das Regras, Guarda Inglesa e Cidade Aeminium.

Assim, neste evento a CMC investe um valor superior a 2,8 milhões de euros, estando um valor superior a 350 mil euros destinado ao transporte de atletas e segurança dos locais de competição e treinos durante o evento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×