23 Março 2018

Manuel Machado assinou contrato de aquisição de oito autocarros elétricos para os SMTUC

Manuel Machado assinou contrato de aquisição de oito autocarros elétricos para os SMTUC

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, esta manhã, o contrato de aquisição de oito autocarros elétricos de transporte urbano de passageiros e oito carregadores de baterias à BYD Europe BV, que se fez representar pelo Diretor-gerente da Divisão Europeia de Vendas de Automóveis, Isbrand Ho. A empresa, vencedora do procedimento, irá fornecer os veículos elétricos e os respetivos carregadores de baterias, pelo valor global de 4.673.016,00 euros (IVA incluído), num prazo de 9 meses.

Manuel Machado salientou que esta aquisição de veículos elétricos é apenas parte da estratégia de investimento da autarquia em meios de transporte urbanos mais eficientes e com melhor desempenho ambiental. O presidente da Câmara evidenciou que está em curso a solução de Metrobus, apresentada no final de maio passado, que não só irá resolver nos próximos anos o principal problema de mobilidade de Coimbra, como se revela numa forte aposta do Município em transportes “verdes”.

Isbrand Ho realçou a felicidade do momento e reforçou que os veículos elétricos são importantes para as pessoas e para a qualidade do ar em Coimbra, que sairá beneficiada desta aposta da autarquia.

Presentes na cerimónia estiveram também os vereadores da CMC, Regina Bento e Francisco Queirós, o Diretor da BYD Espanha da Divisão Europeia de Vendas de Automóveis, Joaquín Bellido, e o Diretor-adjunto de Vendas da Divisão Europeia de Vendas de Automóveis, Patrick Oosterveld.

Este procedimento, que vem renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), surgiu na sequência de uma candidatura da CMC ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que foi aprovada, na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2017, para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.

No passado mês de julho, o presidente da CMC, Manuel Machado, assinou os “Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento aprovadas”, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes. A 8 de janeiro do presente ano, o executivo camarário aprovou a proposta de adjudicação, e a 19 de fevereiro passado, aprovou a minuta do contrato agora assinado.

Estes oito autocarros elétricos têm 12m de comprimento, o chassis será totalmente rebaixado e a bateria é de lítio/fosfato de ferro, com uma tensão de 512V e uma capacidade de 348kWh. A lotação total será superior a 80 pessoas.

Nas instalações dos SMTUC, situadas na Guarda Inglesa, será colocada uma rede de carregamento de autocarros standard com oito carregadores, para carregamento completo noturno.

A empresa, vencedora do procedimento, irá fornecer os veículos elétricos e os respetivos carregadores de baterias, pelo valor global de 4.673.016,00 euros (IVA incluído), num prazo de 9 meses, com início após o visto do Tribunal de Contas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×