O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) acolheu, ontem, a V Sessão do Ciclo de Conferências 2018, subordinado ao tema “Educação e Formação para um desenvolvimento sem desigualdades”. O vereador da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, participou na sessão de encerramento da iniciativa.
Jorge Alves começou por saudar a Federação Nacional da Educação (FNE) por promover o debate da “educação e formação”, destacando que estes “são os fatores essenciais para fomentar a igualdade de oportunidades nos mais jovens”.
“O saber todos nós aprendemos com mais ou menos dificuldade, (…) mas importa saber o que queremos em matéria de competências”, afirmou o autarca, explicando depois as mais valias do ensino profissional e do ensino regular. Segundo Jorge Alves cabe às famílias ter um papel cada vez mais fundamental e ativo na forma como as escolas devem funcionar. “Não podemos estar a contribuir para formar uma geração que olha para o movimento associativo – a verdadeira educação para a cidadania – de uma forma distante”, concluiu o autarca.
A V Sessão do Ciclo de Conferências 2018 foi organizada pela FNE, em conjunto com a União Geral de Trabalhadores (UGT), com o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional, com Instituto Universitário de Lisboa, com a Coimbra Business School e com a Universidade Fernando Pessoa.
Os próximos encontros a realizar terão lugar em Braga, Viseu, Bragança e Lisboa.