3 Setembro 2018

Judocas nacionais preparam Mundial e Europeu em Coimbra

Judocas nacionais preparam Mundial e Europeu em Coimbra

Coimbra acolhe, até amanhã, o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de Seniores e para o Campeonato da Europa de Juniores de Judo, uma iniciativa que junta cerca de 100 judocas no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. O vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Cidade, esteve hoje presente na conferência de imprensa promovida pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e desejou “que o trabalho que aqui está a ser feito tenha reflexos positivos nas prestações dos atletas”.

São 16 judocas nacionais que vão representar Portugal no Campeonato Mundial de Judo, que decorre de 20 a 27 de setembro em Baku (Azerbeijão) e que espera receber 818 atletas (497 masculinos e 321 femininos) de 132 países. Os judocas, entre eles três de Coimbra – Catarina Costa (-48 Kg), Joana Diogo (-48 Kg) e Jorge Fernandes (-73 Kg) – foram hoje apresentados numa conferência que decorreu no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no âmbito do estágio que está a decorrer nos tartans do pavilhão e que junta, também, os atletas que vão competir no Campeonato da Europa de Juniores – como os conimbricenses Francisco Mendes e Diogo Brites – e no Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes – como o caso do conimbricense Henrique Sousa.

“É uma honra para Coimbra receber este último treino das várias seleções, de preparação para as provas internacionais em que vão participar. As nossas instalações e condições são para serem usufruídas pelas entidades responsáveis, neste caso a Federação Portuguesa de Judo”, afirmou Carlos Cidade, desejando que “o trabalho que aqui está a ser feito tenha reflexos positivos nas prestações dos atletas”. “É um orgulho e uma honra receber aqui os melhores do Judo”, referiu ainda o vereador da CM Coimbra, salientando a “boa relação” que existe com a FPJ e com o seu presidente, Jorge Fernandes, também pelo facto de este ser conimbricense.

Carlos Cidade garantiu também que a CM Coimbra vai estar sempre disponível para ajudar a FPJ e outras federações desportivas, em prol do desenvolvimento do desporto a nível nacional e concelhio, e realçou a importância da iniciativa que a autarquia está a levar a cabo: o apoio financeiro, de forma organizada, aos atletas de clubes do concelho que poderão vir a participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Já o presidente da FPJ, Jorge Fernandes, realçou o facto de este ser “o último estágio de preparação das seleções de Seniores, Juniores e de Cegos e Baixa Visão antes das provas importantes que se aproximam”. “Decidimos aproveitar as boas condições que Coimbra dispõe e o apoio da Câmara Municipal para organizar este estágio que envolve as três Seleções”, afirmou, Jorge Fernandes, explicando que esta é “uma ação diferente”, mas que tem o objetivo comum de “levar Portugal mais longe”.

Coimbra acolhe, assim, até amanhã, cerca de 100 judocas que se estão a preparar para o Campeonato do Mundo de Seniores, o Campeonato da Europa de Juniores e o Campeonato do Mundo para Cegos e Amblíopes. O encontro de hoje serviu, sobretudo, para apresentar os 16 judocas que vão estar presentes no campeonato mundial no final do mês e que são: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-90 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Os atletas vão ser acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Go Tsunoda e pela fisioterapeuta Rita Fernandes. O presidente da FPJ e o diretor de Formação, respetivamente Jorge Fernandes e José Robalo, também vão integrar a comitiva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×