Integrada no Circuito Nacional de Estrada 2017, a prova principal da Corrida Pedro e Inês desenrolou-se num percurso de 10 Km e teve como alvo atletas profissionais e federados, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade. Ao mesmo tempo, decorreu outra corrida, com vertente também de caminhada, numa distância de cerca de 5km e fisicamente menos exigente, que permitiu, assim, a participação de todos os interessados. No total, alinharam na iniciativa cerca de 500 atletas, um número superior ao do ano passado.
Manuel de Oliveira Gomes foi a personalidade homenageada nesta sexta edição da prova, à semelhança do que aconteceu nas anteriores edições, com a escolha a recair em José Carvalho, Conceição Moura, Aniceto Simões, Helena Carvalho e Mário Teixeira, todos atletas conimbricenses de grande relevância para o atletismo nacional e internacional.
O homenageado recebeu a medalha das mãos do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra. “É uma honra para Câmara Municipal de Coimbra poder homenagear o Manuel de Oliveira Gomes pelo relevante desempenho no atletismo e contributo no desenvolvimento da modalidade, quer pelo passado, presente e acima de tudo pelo futuro, dado que em homenagem a todos aqueles que praticam atletismo a Câmara Municipal de Coimbra amanhã na sua reunião quinzenal irá aprovar o projeto de reabilitação da pista de atletismo”, afirmou Carlos Cidade.
O autarca concluiu adiantando que a sétima edição da Corrida Pedro e Inês irá realizar-se no dia 22 de setembro de 2019, associando-se assim ao Dia Europeu Sem Carros.