1 Fevereiro 2019

Visitas guiadas do mês de fevereiro

Visitas guiadas do mês de fevereiro

Dando seguimento à iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, de promoção de um conjunto de visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, apresentamos o calendário para o mês de fevereiro.

Dia 12 – 15h00 – A Arte em Coimbra: Azulejaria

O azulejo é uma das caraterísticas mais marcantes da cultura portuguesa. A construção de muitos dos edifícios e dos espaços, quer públicos quer privados, são ornamentados e complementados com as figuras representadas nesses locais. Em muitos deles, está condensada a história e a memória portuguesa, quer de personalidades daqueles que dão vida a essas representações, quer de aspetos culturais e etnográficos das cidades, das vilas e até mesmo da funcionalidade do edifício em que que se encontram instalados.

São fachadas, paredes que ao contrário de tantas outras, não se fecham, mas abrem-se para outras dimensões aproximando o espectador para a cena/personalidade representada.

O objetivo desta visita é divulgar a todos quanto nos visitam algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra.

Local de encontro: Posto Municipal de Turismo da Praça da República

 

 

Dia 19 – 15h00 – Rota dos Escritores: “Coimbra n’ A Criação do Mundo de Miguel Torga”

Visita guiada a espaços exteriores associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional do poeta transmontano, de grande importância para a literatura portuguesa, cuja obra traduz não só a sua rebeldia contra as injustiças e o seu inconformismo perante os abusos de poder, mas que também reflete o seu apego à ruralidade e à terra.

Com esta visita pretende-se desafiar a curiosidade dos turistas, bem como promover o património literário português com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.

Local de encontro: Largo Dom Dinis, sito à Universidade de Coimbra

 

 

Dia 28 – 15h00 – A Arte em Coimbra: Do Revivalismo ao Modernismo

Visita guiada que associa as correntes artísticas, de finais do século XIX/início do século XX, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra durante este período, através da observação de património edificado.

Em diferentes épocas da história as sociedades sentiram necessidade de ir ao passado buscar inspiração. O Revivalismo é a denominação deste fenómeno sociocultural que nesta época se afirma através do Neoclassicismo.

Deste reviver de épocas de ouro à introdução de novas ideias, técnicas e materiais que irradiam de outros países e chegam até nós num período conturbado da história, também a Arte Nova marca de forma visível o andamento da história.

O objetivo desta visita temática é o de apresentar e promover alguns exemplares destas correntes artísticas de património edificado na cidade, reforçando a qualidade do mesmo e realçando a persistente adaptação da cidade às mudanças dos tempos e épocas.

Local de encontro: Posto Municipal de Turismo da Praça da República

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CM Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00.

Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×