A iniciativa decorre no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, entre as 10h00 e as 18h30. Além de divulgar uma área que alcança cada vez maior expressão no atual contexto social e económico, esta atividade pretende incentivar a população local a práticas regulares de lazer e socialização, que se refletem no aumento da afluência de pessoas à Baixa da cidade fomentando, simultaneamente, uma mais vincada dinâmica ao nível do comércio nesta zona.
O evento apresenta produtos ligados às mais diversas áreas de produção artesanal e a adesão obedece, a cada edição, a um processo de inscrição, associado a critérios de seleção que privilegiam, entre outros fatores, a tipologia, a qualidade, a originalidade e a inovação dos produtos criados.
No próximo sábado esperam-se cerca de sete dezenas de expositores provenientes, maioritariamente, da Região Centro, mas também de outras zonas geográficas do país.
Após a edição de março, a Baixa voltará a acolher a Feira de Artesanato Urbano nos dias 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 12 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro.