É a sua 12ª edição e está marcada para os próximos meses de abril a junho, em 16 cidades portuguesas, entre as quais Coimbra, destacando-se ainda pela sua internacionalização, uma vez que o festival vai marcar presença, também, nos continentes africano e americano, designadamente em Angola, Moçambique e no Brasil. A Festa do Cinema Italiano é um dos mais relevantes acontecimentos dedicados à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados do país e, este ano, prevê a exibição de 50 filmes, alguns dos quais em estreia nacional.
Coimbra vai acolher, pelo 10º ano consecutivo, uma extensão da Festa do Cinema Italiano, no TAGV, nos dias 9, 10 e 11 de abril, com sessões às 15h30, 18h30 e 21h30. Uma seleção de curtas-metragens e sete longas-metragens das mais recentes obras do cinema italiano.
A Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa cultural de interesse público, que a CM Coimbra apoia desde 2010, ano em que a cidade passou a integrar o circuito nacional das cidades do festival. Este é, pois, um evento que promove a língua e a cultura italianas e fomenta a interculturalidade europeia e o diálogo entre culturas junto dos munícipes. É, também, um evento que vem reforçar a oferta cultural na cidade, dando a conhecer a todos os interessados novos e conceituados autores da cinematografia italiana. Razões que levam a CM Coimbra a manter o interesse na extensão da Festa do Cinema Italiano na cidade, apoiando, assim, financeiramente a associação promotora com mil euros e auxiliando-a na divulgação do evento no concelho.