Desde 11 de maio que a Marinha Portuguesa se instalou em Coimbra para celebrar o seu dia com um conjunto de comemorações que envolveram cerca de mil militares. Ao longo da última semana Coimbra acolheu exposições temáticas, atividades náuticas no Rio Mondego, concertos da Banda da Armada, no Jardim da Sereia e no Convento São Francisco, a Cerimónia Militar, entre outras iniciativas.
O Pavilhão Centro de Portugal recebeu exposição interativa sobre as atividades da Marinha, ao mesmo tempo que uma exposição de meios ao ar livre decorreu no Parque Verde do Mondego. Também a Praça da Canção recebeu várias atividades náuticas, como batismos de rio nas lanchas anfíbias e embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.
Na noite do dia 17 de maio, a Banda da Armada proporcionou um concerto gratuito, ao ar livre, no Jardim da Sereia, e ontem, 18 de maio, ao final da tarde teve lugar outro concerto no Convento São Francisco.
Recorde-se que o Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Atualmente, esta data comemora-se através da oportunidade dos portugueses e da terra anfitriã das celebrações, conhecerem e contactarem com a Marinha.