Os dados, disponibilizados pela Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA – International Congress and Convention Association), foram divulgados ontem na reunião do executivo municipal. “Registaram-se, em 2018, 16 iniciativas contabilizadas neste ranking. É o maior número de congressos internacionais que ocorreram em Coimbra, desde que temos registos (2012)”, congratulou-se a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.
“Estamos a assistir a subidas graduais na posição de Coimbra, a que não será alheia a abertura e entrada em funcionamento do Convento São Francisco”, salientou Carina Gomes.
Carina Gomes explicou ainda que os critérios da ICCA para a validação dos eventos são rigorosos. É necessário, entre outros requisitos, explicou a vereadora da Cultura da CMC, que os eventos aconteçam com regularidade, que já tenham tido lugar em, pelo menos, três países e que contem, no mínimo, com 50 participantes.
Coimbra acompanhou a tendência nacional. Portugal ocupa a sétima posição a nível europeu e a 11ª no ranking mundial da ICCA.