29 Maio 2019

Feira Cultural de Coimbra quer atrair novos públicos com programa diversificado e para todos os gostos

Feira Cultural de Coimbra quer atrair novos públicos com programa diversificado e para todos os gostos

A Feira Cultural de Coimbra está de regresso, de 31 de maio a 10 de junho, ao Parque Manuel Braga. A sexta edição do certame foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, e pelos vereadores Carlos Cidade, Carina Gomes e Jorge Alves. São onze dias de uma oferta cultural diversificada, com principal destaque para a promoção do livro e da literatura, para a presença de José Rodrigues dos Santos e do maior youtuber português, SirKazzio, ou ainda o espetáculo de tributo a Ary dos Santos, o concerto de Twist Connection e de Os Quatro e Meia ou a iniciativa “24 horas culturais”, que vai destacar a cultura pop.

É já na sexta-feira que arranca a sexta edição da Feira Cultural de Coimbra (que nasceu a partir da Feira do Livro), com duas centenas de expositores, entre os quais 80 de artesanato, 50 de livrarias, alfarrabistas e editoras, 21 de gastronomia, nove de artes plásticas e quatro de edições musicais.

 

“O modelo inicial entrou em dificuldades práticas, quase que tinha definhado e, com o novo conceito, tendo como foco o livro, está aberto a outras componentes de natureza cultural”, afirmou hoje, na apresentação da feira, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado.

 

Nesse sentido, a sexta edição da Feira Cultural de Coimbra, que decorre no Parque Manuel Braga, aposta “em atrair novos públicos e manter os públicos que frequentemente visitam a Feira do Livro”, disse o autarca, considerando que o programa conta com “um conjunto de apostas diferenciadas, que procuram fazer a ligação entre o passado, o presente e o futuro, nas mais diversas formas de expressão que a ação cultural propicia”. “É abrangente e alargada, tem artesanato e tem web, tem livros e tem música (…) e vai ser uma oportunidade de reforço da animação e atratividade do coração da cidade”, destacou.

 

Para além disso, Manuel Machado salientou a aposta noutras componentes culturais, como música ou gastronomia. “Não estamos a competir com nenhuma outra Feira do Livro, porque a nossa é ímpar. É uma aposta no que há de melhor”, concluiu.

 

O programa foi apresentado pela vereadora da Cultura da CM Coimbra. Carina Gomes deu destaque às comemorações dos 30 anos da atribuição do Prémio Camões a Miguel, à participação da comunidade escolar na Feira Cultural de Coimbra, à presença do “maior youtuber português”, Sirkazzio, no sábado, assim como à iniciativa “24 horas culturais”, de 8 para 9 de junho, que vai estar subordinada ao tema da cultura pop, com um ‘sunset’ e uma “’geek night’ e um ‘geek breakfast’”, com atividades como torneios de videojogos, jogos de tabuleiro ou cinema.

 

A vereadora da Cultura salientou ainda a aposta nos conimbricenses Os Quatro e Meia (9 de junho, às 22h00); e no espetáculo de tributo a José Carlos Ary dos Santos, por Joaquim Lourenço (8 de novembro, às 22h00). No que diz respeito ao livro, a autarca destacou a palestra de José Rodrigues dos Santos, a 4 de junho, sobre jornalismo e escrita literária, e a presença, no domingo, de Inês Pedrosa e Pedro Chagas Freitas.

 

A história do transporte público municipal também vai estar este ano na Feira Cultural. “Todos os anos temos participado, mas este ano há uma novidade: vamos ter lá a evolução do que foi o elétrico em Coimbra nos últimos 111 anos. Portanto, estará um elétrico, um trólei de 1927, um autocarro de dois andares, recuperado – um dos poucos que existe no país -, e estarão os mais recentes autocarros elétricos”, afirmou o vereador da CM Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves. “Podem ver do mais antigo ao mais recente”, sublinhou o autarca, convidando todos a apreciarem esta mostra.

 

O certame abrange dois fins de semana, que foram preenchidos com diversos eventos desportivos, que foram realçados pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade. No sábado, dia 1 de junho, Coimbra vai ser palco da conhecida Color Run, que já tem inscritos mais de 2500 participantes. Nesse mesmo dia, há também “12 horas de minibasquetebol” e o segundo Torneio Sérgio Conceição. No dia 2, há Torneio Mendes Silva, logo pela manhã, na Academia Briosa XXI, e nos dias 8 e 9 de junho estão agendadas iniciativas de minibasquetebol, a terceira fase do Campeonato Nacional de Kayak Polo e o Festival de Patinagem Artística, do Vigor da Mocidade.

 

A Feira Cultural de Coimbra vai contar, ainda, entre outras atividades, com sessões de contos, dança, atuações de grupos folclóricos, exposições, atividades para crianças, apresentação de ‘cosplays’, um mercado de trocas para crianças e jovens, uma feira de produtos rurais e uma oficina de origami. O evento termina a 10 de junho com um espetáculo intitulado “Uma Breve História da Música”, produzido pelo Coletivo de Artistas Independentes de Coimbra.

 

CM Coimbra/LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×