20 Junho 2019

Apresentados hoje 10 novos autocarros 100% elétricos que reforçam frota dos SMTUC

Apresentados hoje 10 novos autocarros 100% elétricos que reforçam frota dos SMTUC

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, e o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, apresentaram hoje, no Parque Verde do Mondego, os 10 novos autocarros 100% elétricos que reforçam a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). As 10 viaturas que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental representam um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em cerca de 53% pelos cofres da autarquia e o restante pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Nos últimos cinco anos o atual executivo da CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de cerca de 40 autocarros, num investimento de cerca de 9 milhões de euros. Os 10 veículos hoje apresentados são 100% elétricos e vão possibilitar o relançamento da Ecovia – um serviço de ligação por autocarros de pontos estratégicos e de grande afluência da cidade a parques de estacionamento periféricos -, criando novas condições de mobilidade para o centro da cidade. “Estes autocarros são, portanto, uma parte da resposta que o Município de Coimbra está a dar à nova consciência urbana, às novas exigências cívicas e ambientais dos munícipes que aqui vivem e trabalham”, destacou Manuel Machado.

 

O presidente da CM Coimbra salientou que o serviço da Ecovia “vai tirar carros da cidade e tornar a vida – quer de quem entra, quer de quem cá mora – melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes”, sobretudo quando se tratam de “veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental – como é o caso destes autocarros que hoje apresentamos”, destacou o autarca.

 

Manuel Machado recordou que a Ecovia foi por ele lançada nos anos 90 e “talvez por ter sido um projeto demasiado avançado para o seu tempo, não colheu à época junto das pessoas a adesão que se esperava. Ter razão antes do tempo é, por vezes, quase a mesma coisa que estar enganado”, evidenciou o autarca, salientando que hoje a “sociedade é outra”, “o espírito da cidade é outro”, “a consciência ambiental é outra”, a “relação das pessoas com a cidade é melhor, muito diferente da que era”, pois “há um apreço, uma estima pelos espaços sem carros que antes não existia”, concluiu.

 

Por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética salientou que a mobilidade que “aí vem é uma mobilidade elétrica e é uma mobilidade partilhada, é uma mobilidade que vai promover muitos novos modelos de negócio, mas é, essencialmente, uma mobilidade coletiva”.  

 

Matos Fernandes salientou que em Portugal “54% da eletricidade que já hoje produzimos provém de fontes renováveis” e que em 2030 serão 80%. Ou seja, “a eletricidade que faz com que estes veículos que aqui estão se venham a deslocar, servindo os cidadãos de Coimbra e quem visita esta magnífica cidade, tem como origem mais de metade em fontes renováveis”, destacou.

 

O ministro do Ambiente e da Transição Energética considerou que “hoje é um dia de grande satisfação” e felicitou a Câmara Municipal de Coimbra por esta aposta na mobilidade sem emissões carbónicas. “Em 2050, teremos toda a mobilidade terrestre movida a eletricidade ou a hidrogénio. A meta é a de chegar a 2030 com um terço da mobilidade de passageiros elétrica e estes investimentos são muitos importantes para que isso se consiga”, concluiu.

 

Dos dez autocarros 100% elétricos hoje apresentados, oito têm 12m de comprimento, o chassis é totalmente rebaixado e a bateria é de lítio/fosfato de ferro, com uma tensão de 512V e uma capacidade de 348kWh. A lotação total será superior a 80 pessoas. Os outros dois são miniautocarros, que estão preparados para poderem percorrer a Linha do Centro Histórico, têm 6m de comprimento, um motor com 125KW de potência e uma capacidade das baterias de 66kWh. A lotação total será de 19 pessoas.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×