15 Junho 2019

História, música, dança e sabores marcam 27ª Feira Medieval de Coimbra

História, música, dança e sabores marcam 27ª Feira Medieval de Coimbra

O Largo da Sé Velha e o Quebra Costas serviram, este sábado, de cenário a mais uma edição da Feira Medieval de Coimbra, organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O certame é um dos mais antigos do país e pauta-se pelo rigor da recriação histórica do período representado, para além das centenas de figurantes trajados a rigor, da música, dos cheiros e dos aromas que transportam os visitantes até à época medieval. A edição deste ano, quando se cumpre 570 anos da Batalha de Alfarrobeira, teve como tema o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e os vereadores, Carina Gomes e Carlos Cidade, foram dos primeiros a chegar ao local para assistirem à bênção da Feira e à leitura da Carta de Feira, que terminou com o tradicional toque de trombetas. Os autarcas passaram pelas tendas, foram cumprimentando os presentes e desejando uma boa Feira.

 

A animação, coordenada pela companhia de teatro Viv’Arte, foi uma constante ao longo de todo o dia, e recriou cortejos régios, saltimbancos, jograis e trovadores. A concretização do ambiente medieval foi possível graças à colaboração de vários agentes culturais, também trajados à época, que comercializaram, nas suas tendas, carne de porco, enchidos, cereais, frutos verdes e secos, mel, ovos, pão, peixe, sal, sopa de legumes, utensílios de madeira, tecelagem, esteiras, cestaria, joias, entre outros.

 

A programação da Feira Medieval começou ontem, sexta-feira, com a ceia na Sala Conventual do Convento São Francisco.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×