14 Julho 2019

Catálogo do Prémio Estação Imagem 2019 foi lançado no Convento São Francisco

Catálogo do Prémio Estação Imagem 2019 foi lançado no Convento São Francisco

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, visitou, ontem à tarde, a exposição de fotografias vencedoras do Prémio Estação Imagem Coimbra 2019, que está patente na Galeria Pedro Olayo (filho), no Convento São Francisco, no âmbito do lançamento do catálogo do Prémio. Carina Gomes esteve com o fotojornalista Leonel Castro, vencedor desta edição do Prémio Estação Imagem, um evento com projeção internacional, coorganizado pela associação Estação Imagem e pela CM Coimbra. As fotografias de Leonel Castro e de outros premiados podem ser apreciadas na mostra e também no catálogo que ontem foi apresentado ao público.

O fotojornalista do Jornal de Notícias, Leonel de Castro, foi o grande vencedor da edição deste ano do Prémio Estação Imagem, ao vencer na categoria principal (Prémio Estação Imagem 2019) e na categoria Fotografia do Ano, com o trabalho “Mulher Berber”, sobre “os poucos direitos e muitos deveres” das mulheres muçulmanas em Marrocos. O seu trabalho pode agora ser apreciado todos os dias, das 15h00 às 20h00, até dia 31 de julho, na Galeria Pedro Olayo (filho), na exposição de fotografias vencedoras desta edição 2019 e no catálogo que ontem foi lançado.

 

A mostra e o catálogo incluem ainda trabalhos fotográficos de outros vencedores, tais como Óscar Corral e Gonçalo Lobo Pinheiro, que receberam menções honrosas pelos seus trabalhos “Transfer” e “Esperança e Crença”, respetivamente; Rui M Oliveira, que venceu o Prémio Europa com “Romeiros”; João Porfírio, que venceu o Prémio Notícias com a reportagem “A Imagem do terror tem som”; Rodrigo Cabrita, que venceu na categoria Assuntos Contemporâneos, ou Gonçalo Fonseca, que recebeu uma menção honrosa nesta categoria pelo seu trabalho “Bazar de Órgãos”; Arlindo Camacho, que foi distinguido na categoria Vida Quotidiana; Octávio Passos, que venceu na categoria Artes e Espetáculos; ou Mário Cruz, que conquistou o Prémio Ambiente como a reportagem “Viver entre o que é deixado para trás”; Ricardo Lopes, que ganhou na categoria Série de Retratos, ou Tono Arias, que recebeu uma menção honrosa nesta categoria; Octávio Passo, que venceu o Prémio Desporto com o seu trabalho sobre o famoso Canhão da Nazaré, ou Eduardo Leal, que recebeu uma menção honrosa nesta categoria pelas fotografias de combates de Muay Thai num ringue na Tailândia.

 

 

Recordamos ainda que a fotojornalista Ana Brígida ganhou a bolsa Estação Imagem Coimbra 2019, com uma proposta de reportagem sobre comunidades com poucos habitantes e eco aldeias no distrito de Coimbra.

 

O júri do concurso foi presidido pelo editor-chefe de Fotografia Internacional da agência France Press, Stéphane Arnaud, e contou ainda com a vencedora do Visa D’Or (prémio de fotojornalismo) 2018, Véronique de Viguerie, o fotógrafo George Steinmetz, que trabalha para a National Geographic e para a Geo, e o diretor do Bronx Documentary Center, Michael Kamber.

 

O Prémio Estação Imagem decorre, assim, pelo segundo ano consecutivo em Coimbra, e, à semelhança do ano passado, o seu sucesso é evidente pelo elevado número de visitantes aos diversos espaços do evento e pelas inúmeras referências na imprensa nacional. A segunda edição deste projeto em Coimbra fortalece, assim, o protagonismo cultural e turístico da cidade no panorama nacional e também internacional, sendo que este é um evento único no país, numa área artística pouco explorada, que apresenta uma programação de elevada qualidade e se enquadra na estratégia de fomento cultural e artístico da autarquia.

 

 

LISTA DE PREMIADOS:

# PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA
ALMAS
Leonel de Castro

 

# FOTOGRAFIA DO ANO
MULHER BERBER
Leonel de Castro

 

MENÇÃO HONROSA
TRANSFER
Óscar Corral

 

MENÇÃO HONROSA
ESPERANÇA E CRENÇA
Gonçalo Lobo Pinheiro

 

# PRÉMIO EUROPA
ROMEIROS
Rui M. Oliveira

 

# NOTÍCIAS
A IMAGEM DO TERROR TEM SOM
João Porfírio

 

# ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS
A DOENÇA MALDITA
Rodrigo Cabrita

 

MENÇÃO HONROSA
BAZAR DE ÓRGÃOS
Gonçalo Fonseca

 

# VIDA QUOTIDIANA
VOLTA AO MUNDO DUMA FAMÍLA AÇORIANA
Arlindo Camacho

 

# ARTE E ESPECTÁCULOS
É UMA QUESTÃO DE FÉ – SEMANA SANTA ZAMORA
Octávio Passos

 

# AMBIENTE
VIVER ENTRE O QUE É DEIXADO PARA TRÁS
Mário Cruz

 

# SÉRIE DE RETRATOS
TORRE – VIVER NA ESCURIDÃO
Ricardo Lopes

 

MENÇÃO HONROSA
ENCARNADOS
Tono Arias

 

# DESPORTO
CANHÃO DA NAZARÉ
Octávio Passos

 

MENÇÃO HONROSA
DENTRO DO RINGUE
Eduardo Leal

 

# BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA
IN LAND
Ana Brígida

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×