17 Julho 2019

Cidades europeias encontram-se para discutir Coimbra 2027 em seminário

Cidades europeias encontram-se para discutir Coimbra 2027 em seminário

No âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, e na sequência dos trabalhos do “FOR1C Uma Capital Europeia da Cultura no Sec. XXI”, iniciados a 16 de março do corrente ano, a Câmara Municipal de Coimbra e o Grupo de Trabalho da candidatura promovem, nos dias 19 e 20 de julho, no Café Concerto do Convento São Francisco, o Seminário “Europa de Cidades, Europa de Cultura”, que vai contar com a presença de representantes de cinco cidades europeias: Aix-en-Provence, Esch-sur-Alzette, Poitiers, Salamanca e Santiago de Compostela.

“Como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?” é o mote do seminário.

 

Ao longo da sua história, Coimbra desenvolveu relações com as principais cidades de cultura europeias, que se foram concretizando num relevante conjunto de geminações.

 

Importa não apenas aprofundar as relações entre Coimbra e outras cidades europeias, mas também estimular a cooperação entre as instituições culturais de cada uma destas cidades europeias, com vista ao estabelecimento de uma rede de intercâmbios artísticos e culturais, a desenvolver num programa específico de trabalho.

 

No momento em que Coimbra prepara a sua Candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, a experiência de estas e outras cidades que se seguirão permitirá criar novas dinâmicas culturais e urbanas fundamentais para o reforço da sua vocação europeia.

 

Recorde-se que esta candidatura está a ser impulsionada pela Câmara Municipal de Coimbra, que a 5 de junho de 2018 apresentou a equipa responsável pela candidatura. Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

 

Além do mágico Luís de Matos, o grupo de trabalho é constituído pelo antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra, Manuel Rocha, pelo antigo vice-reitor da Universidade de Coimbra para a área do turismo, Luís Filipe Menezes, pelo antigo diretor regional da Cultura do Centro, António Pedro Pita, pelo médico Nuno Freitas, e pela antiga vice-reitora da Universidade de UC, Cristina Robalo Cordeiro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×