17 Julho 2019

Jovens voluntários ajudam na remoção de espécie invasora do canal do Parque Verde do Mondego

Jovens voluntários ajudam na remoção de espécie invasora do canal do Parque Verde do Mondego

O canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego recebeu ontem uma ação de remoção da espécie Lagarosiphon major (elódea-africana), uma planta invasora agressiva, de controlo obrigatório. A ação contou com jovens voluntários do Curso Profissional Técnico de Recursos Florestais e Ambientais da Escola D. Duarte, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Os trabalhos são retomados hoje.

A CM Coimbra debate-se, desde finais de 2017, com a invasão de elódea-africana no canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego, após a situação ter sido detetada pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. A presença desta espécie coloca em risco a biodiversidade autóctone e os serviços ecológicos das massas de água, mas também se revela um grande constrangimento à navegabilidade do canal e ao seu uso para a prática desportiva.

 

No dia de ontem, estudantes, professores e investigadores ajudaram na limpeza do canal e na substituição da planta invasora por plantas nativas. Da parte da tarde, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, deslocou-se ao local para cumprimentar os voluntários e agradecer pelo seu empenho em ajudar a melhorar a cidade.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×