4 Julho 2019

Prémios municipais de Arquitetura e Canção de Coimbra entregues no Dia da Cidade

Prémios municipais de Arquitetura e Canção de Coimbra entregues no Dia da Cidade

Os prémios municipais de Arquitetura “Diogo de Castilho” 2019 e “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra” 2019 foram entregues, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, na cerimónia do Dia da Cidade, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município. O primeiro foi atribuído ex aequo aos arquitetos coautores do projeto das novas instalações da Plural, Alexandre Dias e Maria Amália Freitas, e aos arquitetos coautores do projeto de reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra, Luisa Bebiano, Carlos Antunes e Desirée Pedro. O segundo foi atribuído ao grupo “Na Cor do Avesso”, pelo seu trabalho discográfico “Sublime o teu sair de ti”, cujo elogio coube à vereadora da Cultura, Carina Gomes.

O júri da edição de 2019 do Prémio Municipal de Arquitetura, que se destina a distinguir obras arquitetónicas relevantes na realidade edificada do Município de Coimbra, decidiu, por unanimidade, atribuir este prémio ex aequo a duas obras: as novas instalações da Plural e a reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra. O valor pecuniário total a atribuir pela CM Coimbra é de 10.00€, pelo que será repartido igualmente pelas duas equipas de arquitetos responsáveis pelas obras vencedoras. O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa à obra de reabilitação de habitação unifamiliar na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 159 a 161, em Coimbra, da autoria do arquiteto Jorge Manuel Horta e Vale Teixeira Dias.

 

O coletivo de jurados, constituído pelo vice-presidente da CM Coimbra, Carlos Cidade, pelo arquiteto designado pela Assembleia Municipal de Coimbra, António Monteiro, pela arquiteta designada pela Ordem dos Arquitetos Portugueses, Joana Vasconcelos, e pelo arquiteto designado pelo Departamento de Arquitetura da FCTUC, Luís Correia, avaliou a qualidade arquitetónica, a coerência e originalidade, a integração urbanística e a qualidade construtiva e sustentabilidade.

 

Já o júri do Prémio Municipal “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra”, que se destina a homenagear este poeta presencista e cultor da Canção de Coimbra, também foi unânime na sua decisão e premiou o trabalho discográfico “Sublime o teu sair de ti” do grupo “Na Cor do Avesso”. O júri baseou a sua decisão no facto de, em termos musicais, o trabalho de “Na Cor do Avesso” ser “cuidado (…), com a quase totalidade de música e textos originais”, elogiando ainda “a qualidade gráfica e o facto de ser uma edição bilíngue”, argumentou. O valor pecuniário a atribuir pela Câmara Municipal de Coimbra é de 5000€.

 

No elogio que coube à vereadora da Cultura, Carina Gomes, foi destacada “a forte presença da voz feminina, algo que não sendo inédito na Canção de Coimbra valerá sempre a pena sublinhar”. Carina Gomes referiu que “com a atribuição do prémio deste ano, o júri entendeu destacar o que lhe pareceu ser um importante exercício de renovação do cânone da Canção de Coimbra”.

 

O coletivo de jurados foi constituído pela vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, pelo Maestro Virgílio Caseiro, designado pela CM Coimbra, por Flávio Pinho, em representação do Conservatório de Música de Coimbra, e por Paulo Estudante, em representação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Estudos Artísticos).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×