30 Abril 2024

Câmara e Universidade vão criar Centro de Informação e Investigação de Arquitetura de Coimbra

Câmara e Universidade vão criar Centro de Informação e Investigação de Arquitetura de Coimbra

Foi aprovada, na reunião de Câmara de dia 29 de abril, uma proposta de celebração de contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Arquivo Geral Municipal do Departamento de Administração Geral, e a Universidade de Coimbra (UC), via Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia, para a criação do Centro de Informação e Investigação de Arquitetura de Coimbra (CIIAC). Este centro vai reunir os acervos documentais das duas entidades, relativos aos domínios de arquitetura e de urbanismo da cidade e região, com instalações propícias e dimensionadas para o garante da sua segurança, proteção, preservação e tratamento arquivístico.

Através do CIIAC, pretende-se divulgar e disponibilizar à comunidade os acervos documentais da Câmara e da Universidade, a promoção da sua consulta, o seu estudo e investigação, bem como a prossecução de atividades de relevante interesse cultural, artístico e científico. Sem prejuízo da possibilidade de outros domínios de colaboração, segundo a proposta, as partes acordam em partilhar informação, conhecimentos técnico-científicos especializados e documentação, produzidos em qualquer suporte, nos domínios da arquitetura e do urbanismo, para fins de reconhecido e relevante interesse cultural, artístico ou científico.

 

Entendem, ainda, colaborar na organização de eventos de relevante interesse cultural, artístico e científico, nesses domínios, relacionados com a investigação e a divulgação de conhecimento produzido, a partir dos acervos documentais ou que venham a ser adquiridos.

 

No âmbito do contrato, as duas entidades vão articular-se para a localização, aquisição e recolha, pelas diferentes formas previstas na legislação em vigor, de novos fundos e coleções nos domínios em causa, extensíveis a outros territórios nacionais e internacionais, a que sejam atribuídos valor e interesse público, enquanto mecanismo de enriquecimento contínuo do património arquivístico.

 

Para tal, a CM de Coimbra e a UC vão apresentar candidaturas, conjuntas, a programas nacionais de financiamento e/ou a programas de cofinanciamento pela União Europeia, tanto para iniciativas incidindo sobre os acervos documentais, como a programas que prevejam no seu âmbito a projeção e criação de instalações equiparadas ao CIIAC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×