4 Julho 2019

Quatro projetos vencem 2ª edição do Orçamento Participativo de Coimbra

Quatro projetos vencem 2ª edição do Orçamento Participativo de Coimbra

Os vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra foram anunciados, esta manhã, no decorrer da cerimónia do Dia da Cidade, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra. O projeto vencedor do Coimbra Participa é “O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino”, com 1000 votos, seguido de “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”, com 589 votos. Já no Coimbra Participa Jovem o projeto mais votado é “Verd’O Parque”, com 1052 votos, seguido de “Parentolimpíedas – Mil e uma formas de parentalidade”, com 165 votos. Os quatro projetos somam um valor de 490 mil euros e vão passar à fase de execução.

“O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino” é o grande vencedor do Coimbra Participa, com 1000 votos. Um projeto da autoria de Catarina Lopes Serra, no valor de 50 mil euros, que visa a construção, na freguesia de Santo António dos Olivais, de um espaço próprio para cães, onde estes se possam exercitar e socializar, já que, argumenta a autora, a legislação em vigor obriga ao uso da trela noutros espaços públicos que não sejam locais próprios para os animais conviverem.

 

O segundo projeto mais votado e igualmente vencedor, com 589 votos, foi “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”, de Manuel Dias, no valor de 200 mil euros. Uma proposta transversal a todas as freguesias, que passa pela implementação de um programa de incentivos à aquisição de um sistema de produção fotovoltaica, com ou sem armazenamento para autoconsumo. O projeto pretende, assim, ajudar, de forma evidente, a combater as alterações climáticas, servindo de exemplo para outras cidades.

 

Já no Coimbra Jovem Participa, o projeto vencedor foi “Verd’O Parque”, de Sofia Isabel Chéu Reis, com 1052 votos. A proposta visa a transformação de uma zona do Parque Verde do Mondego, entre o Exploratório e o rio, num espaço de fruição para todos, um local que estimule o contacto mais direto com a natureza, promova um estilo de vida mais saudável e sustentável e uma aprendizagem informal, proporcionada por diversos equipamentos propostos. O projeto, no valor de 200 mil euros, propõe a criação de um anfiteatro e a divisão do espaço em 10 zonas, acessíveis de modo gratuito e permanente.

 

O segundo projeto mais votado, com 165 votos, e que igualmente vai ser concretizado, foi “Parentolimpíedas – Mil e uma formas de parentalidade”, de Daniela Filipa Silva Lopes, no valor de 40 mil euros. Um projeto que consiste na organização agendada de uma série de eventos a nível das freguesias de Coimbra, eventos esses que têm como objetivo melhorar as relações de parentalidade entre filhos e cuidadores, a fim de desenvolver competências psicossociais e melhorar as relações interpessoais de qualidade.

 

A segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 6491 votos, que elegeram os quatro projetos vencedores, que vão representar um investimento municipal de 490 mil euros nestas ideias que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×