O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, participou na sessão de abertura do evento onde reafirmou que a nova maternidade deve ser instalada na Quinta dos Vales, junto ao Hospital dos Covões.
Assista à intervenção de Manuel Machado:
A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do presidente da Ordem dos Arquitetos, José Pedreirinho, e do representante do Bastonário da Ordem dos Médicos, José Tralhão.
Já no dia 21 de setembro, a ministra da Saúde, Marta Temido, também participou no fórum onde desafiou a cidade a “encontrar um consenso” sobre a localização e programa funcional da nova maternidade, para propor ao futuro responsável pela tutela.
Marta Temido afirmou-se confiante que a cidade vai ser capaz de encontrar consensos sobre “o local e o programa funcional para a nova maternidade de Coimbra” para “recomendar ao Ministério da Saúde, ao futuro ministro ou ministra da Saúde”.
Ao final da tarde, o vereador da CM Coimbra, Carlos Cidade, também participou no debate “Maternidade: cidade e mobilidade”, onde defendeu que no decorrer da discussão sobre a nova maternidade “não é possível que as corporações se sobreponham ao interesse global” e que a Câmara Municipal tem competências e não fugir às suas responsabilidades em matéria de organização do território.
Assista à intervenção de Carlos Cidade: