Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

18 Setembro 2019

Requalificação da Calçada de Santa Isabel arranca hoje

No terceiro dia da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra avança com mais uma empreitada que visa melhorar a mobilidade pedonal na cidade. A obra de requalificação da Calçada de Santa Isabel e espaços adjacentes foi hoje de manhã consignada à empresa Tomás de Oliveira – Empreiteiros, S. A., com a assinatura do auto a acontecer no largo de acesso ao Convento de Santa Clara-a-Nova. Os trabalhos, que visam melhorar as condições de conforto, acessibilidade e segurança pedonal na zona, representam um investimento de cerca de um milhão de euros.

A intervenção pretende, sobretudo, criar melhores condições de mobilidade pedonal nestes espaços e melhorar a via pública. Uma obra que está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, e que visa requalificar aproximadamente 5600 m2, que incluem todo o espaço da referida via – desde a cota mais elevada (Rua Mendes dos Remédios) até à cota mais baixa (Rua Carlos Alberto Pinho de Abreu) – a plataforma de acesso ao Convento de Santa Clara-a-Nova, a Travessa de Santa Isabel e as escadas de acesso ao Largo da Nossa Senhora da Esperança.

 

O presidente da CM Coimbra lembrou a importância da obra e o facto de ser muito exigente, uma vez que poderão surgir “surpresas do ponto de vista geotécnico e arqueológico”, deixando claro desde logo que a autarquia fará “parte da solução”. Manuel Machado recordou, ainda, que a intervenção demora cerca de um ano e que 2020 é ano da Rainha Santa Isabel e da sua habitual procissão, que movimenta milhares de pessoas. “Esta é uma intervenção muito delicada, quer em termos físicos, quer em termos patrimoniais, quer em termos temporais. Vamos ter aqui equipas de fiscalização permanentes e acompanhamento com trabalho redobrado. (…) E temos que ter em conta o facto do próximo ano ser da Rainha Santa e da necessidade de compatibilizar todas estas coisas”, acrescentou o autarca, concluindo: “A obra é muito importante de ser realizada”.

 

“Vamos intervir na requalificação desta parte da cidade, num espaço simbólico e num ano de grande importância e interesse, que vai merecer a visita de milhares pessoas”, resumiu Manuel Machado, considerando que “tudo isto é um desafio”. E foi, precisamente, com um desafio à empresa que o autarca concluiu o seu discurso: “Se conseguirem antecipar o prazo de execução, antecipamos o pagamento”, afirmou, desejando que “a obra corra bem”.

 

A empreitada prevê a repavimentação de toda a área e a criação de uma faixa de conforto, a estabilização e tratamento de alguns muros, o melhoramento da iluminação pública, o reordenamento do estacionamento, a renovação do mobiliário urbano e a realização de novas infraestruturas, incluindo o enterramento de cabos aéreos e a limpeza dos cabos das fachadas.

 

Está ainda prevista a criação de um miradouro junto ao extremo do muro do Convento São Francisco, criando um local para contemplação da paisagem da cidade de Coimbra.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)