15 Outubro 2019

Câmara apoia associações juvenis de Coimbra com 26 mil euros

Câmara apoia associações juvenis de Coimbra com 26 mil euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar financeiramente 11 associações juvenis do concelho, no valor global de 25.750 euros, ao abrigo das “Normas de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para Atividade Permanente para 2019”. Os protocolos foram ontem assinados pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município e que contou também com a presença da vereadora da Juventude da autarquia, Carina Gomes.

É o segundo ano consecutivo que a CM Coimbra define normas e critérios para apoiar financeiramente o associativismo juvenil no concelho. Este ano foram apresentadas 13 candidaturas (as mesmas que em 2018), sendo que 11 cumpriram os requisitos exigidos para beneficiar deste apoio (em 2018 foram 7), que representa um investimento global de 25.750 euros (mais 16.750 euros do que no ano passado).

 

As entidades apoiadas são a Associação Académica de Coimbra (3500 euros); a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (3500 euros); a Casa Lusófona – ONGD (3000 euros); o Agrupamento Escuteiro 796 Bordalo – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (2500 euros); o Orfeon Académico de Coimbra (2250 euros); o Coro Misto da Universidade de Coimbra (2250 euros); a Casa de Angola de Coimbra (2000 euros); a Academia Cultura e Desporto WolfDance (1750 euros); a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra (1750 euros); a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (1750 euros) e a Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (1500 euros).

 

Recorde-se que a CM Coimbra aprovou, em maio passado, as “Normas de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para Atividade Permanente para 2019”, um documento que estabelece os critérios de apoio financeiro ao associativismo juvenil concelhio com atividade permanente.

 

A CM Coimbra tem, ao longo dos anos, apoiado e promovido as atividades desenvolvidas pelas coletividades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do concelho, mas desde o ano passado que avançou com o apoio anual a estas associações, de caráter juvenil, de acordo com normas próprias e adequadas ao seu perfil.

 

Assim, os objetivos da autarquia passam por “apoiar de forma rigorosa, transparente e criteriosa as associações juvenis”, criando “condições para o crescimento, inovação e descentralização das atividades realizadas pelas associações juvenis, de modo a estimular a participação pública; e reconhecer a importância das associações juvenis pelo seu contributo na formação dos jovens”, pode ler-se nas normas.

 

Recorde-se que, por outro lado, o executivo camarário aprovou, a 13 de maio, a abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, dando assim início a um procedimento mais moroso, que deve apenas entrar em vigor em 2020, pois inclui várias etapas, como a constituição de interessados, a consulta pública e a aprovação do documento final pela Câmara e Assembleia Municipal.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×