11 Outubro 2019

Coimbra recebe Festa do Cinema Francês de 15 a 19 de outubro

Coimbra recebe Festa do Cinema Francês de 15 a 19 de outubro

A Festa do Cinema Francês está de regresso a Coimbra, de 15 a 19 de outubro, com 13 filmes (sete antestreias) e 14 sessões marcadas para o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). A 20.ª edição do evento foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, na Alliance Française, pelo diretor da escola de Coimbra, Victor Matias, o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, e pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) Coimbra, Carina Gomes. A autarca centrou o seu discurso na importância do evento para a cidade, não só pela qualidade das produções cinematográficas que apresenta, por fomentar o diálogo intercultural e criar novos públicos, mas também pelo reforço da parceria com entidades que representam o “centro da Europa” e que tanto fortalecem a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

São cinco dias inteiramente dedicados ao cinema francês, com 14 sessões para todos os gostos, a arrancarem entre as 15h00 e as 24h00 no TAGV. Treze filmes no total, entre sete antestreias, que Coimbra vai oferecer ao público de 15 a 19 de outubro na 20.ª edição da Festa do Cinema Francês. Um evento nacional, organizado pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela SERENA Productions, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a rede de Alliances Françaises e, em Coimbra, a Câmara Municipal e o TAGV. O evento decorre também noutros sete municípios. São eles Lisboa, Setúbal, Almada, Porto, Leiria, Portimão e Beja.

 

 

A Festa do Cinema Francês tem enorme expressão em Coimbra, que foi a segunda cidade a ter mais espectadores em 2018 (a primeira foi Lisboa), com 2072 entradas registadas no total. Um evento de “manifesto e relevante interesse municipal”, sublinhou a vereadora da Cultura da CM Coimbra, não só pela “qualidade das produções cinematográficas que são trazidas à nossa cidade durante estes dias, mas também porque se integra na estratégia que o Município tem de colaboração com entidades que promovem e divulgam o cinema, não apenas o francês, mas também o português (temos os Caminhos de Cinema Português, a Festa do Cinema Italiano)”. “Esta festa contribui para enriquecer a oferta cultural da nossa cidade e fomenta o diálogo intercultural e intergeracional, chegando a novos públicos e fidelizando esses públicos”, acrescentou.

 

 

Carina Gomes referiu, ainda, a importância da parceria e do reforço de laços com as entidades que representam “o centro da Europa” para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. “Há aqui um interesse da Câmara Municipal em estar associada à Alliance Française, ao Institut Français, à Embaixada de França em Portugal, num momento em que estamos a reforçar ao máximo a nossa dimensão europeísta, uma vez que estamos na corrida a Capital Europeia da Cultura 2027”, sublinhou a autarca, reforçando que “esta é uma parceria que consideramos estratégica (…), porque queremos estar associados ao centro da Europa”. Carina Gomes agradeceu, também, o convite que foi feito à CM Coimbra para se associar, mais uma vez, à Festa do Cinema Francês.

 

 

O diretor da Alliance Française destacou o crescimento do evento a nível nacional, com 18 mil espectadores contabilizados no ano passado, para 40 filmes e 126 projeções. Victor Matias falou do caso de sucesso de Coimbra, recordando que este evento conquista, sobretudo, o público estudante. No mesmo sentido, o diretor do TAGV realçou, por sua vez, o regresso da francofonia e da Língua Francesa às escolas, elogiando o bom funcionamento entre a organização do evento e as escolas concelhias, já que as sessões escolares têm sempre uma enorme procura e, regra geral, ficam preenchidas antes mesmo do início da Festa do Cinema Francês. 

 

 

A 20.ª edição da Festa do Cinema Francês vai arrancar na terça-feira, dia 15 de outubro, no TAGV, em Coimbra, e contará com a presença da embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin. Segue-se o primeiro filme, “Mon Bébé”, de Liza Azuelos, uma comédia romântica do corrente ano, que se centra nas relações familiares e na intimidade que lhe está associada. O evento encerra no sábado, dia 19 de Outubro, com o filme “Fahim”, de Pierre-François Martin-Laval, um drama de 2019, que conta com Gérard Depardieu entre os protagonistas e tem como tema a emigração e os refugiados. 

 

 

O programa de Coimbra pode ser consultado aqui.

 

 

Os bilhetes para as sessões de cinema variam entre 1 euro (sessões escolares) e os 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TAGV ou em bol.pt.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×