14 Outubro 2019

Mostra de Doçaria Conventual volta a deliciar os visitantes

Mostra de Doçaria Conventual volta a deliciar os visitantes

A XI Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra voltou a fazer as delícias dos visitantes que passaram pelo Quartel da Brigada de Intervenção (BrigInt) durante este fim de semana. A vereadora da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, visitou o certame no início da tarde de sábado.

Carina Gomes visitou todos os expositores da mostra, acompanhada pelo Brigadeiro General Matos Alves e pelo Tenente Coronel Pedro Almeida, cumprimentando os participantes.

 

“Este evento serve para preservar, dinamizar e publicitar o património doceiro da região que não pode ficar fechado dentro dos antigos conventos”, salientou a vereadora em declarações ao Diário As Beiras, durante a visita à mostra.

 

“A iniciativa demonstra a riqueza da região, mas queremos alargá-la o mais possível”, destacou Carina Gomes, referindo-se ao facto de o certame contar com presenças de todo o país e até de Espanha.

 

A décima primeira edição da Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra contou com a participação de 42 expositores doceiros. 

 

À forte promoção do património doceiro de Coimbra e da região centro, cujos expositores que o representam preenchem cerca de metade do número total de participantes no certame, juntaram-se outras especialidades, que alargaram a proveniência e a variedade da identidade histórico-cultural da confeitaria nacional.

 

Nesta edição do evento, à semelhança das anteriores, de forma a complementar a vertente tradicional da arte de confecionar doces, associaram-se os licores e as compotas, importante contributo para o reforço do posicionamento de Coimbra e da região centro neste setor, que alcança uma importância cada vez maior no contexto cultural, social, económico e turístico do país.

 

Esta edição, organizada pelo Município de Coimbra, contou, uma vez mais, com a colaboração da Brigada da Intervenção e da Associação de Doceiros de Coimbra, sendo um projeto enquadrado na candidatura da Região de Coimbra – Turismo – a Região Europeia da Gastronomia 2012, cofinanciado no âmbito do Projeto Cidades CenCyL +, POCTEP 2014-2020, do programa INTERREG España/ Portugal.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×