13 Dezembro 2019

Câmara planta mais de quatro centenas de árvores até ao final de 2019

Câmara planta mais de quatro centenas de árvores até ao final de 2019

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, feitas as contas, vai plantar mais de quatro centenas de árvores no último trimestre do ano, mais 150 do que as inicialmente previstas no Plano de Arborização 2019/2020. Esta manhã, começaram a ser plantadas mais de duas dezenas de exemplares melia azedarach na Alameda da Conchada, numa iniciativa didática que contou com a participação dos alunos da EB1 da Conchada, do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e do vereador Carlos Cidade.

A manhã de sexta-feira foi diferente para cerca de cinco dezenas de crianças que frequentam a EB1 da Conchada. O presidente da autarquia, Manuel Machado, visitou a escola acompanhado do vereador Carlos Cidade e de técnicos municipais para pedir ajuda na plantação de árvores na alameda que dá acesso à escola e para que, no verão, também deem o seu precioso contributo na sua rega.

 

O desafio foi prontamente aceite e, já depois de uma breve apresentação didática sobre os benefícios das árvores no meio urbano e de uma explicação teórica de como se plantam árvores, os alunos, professores, presidente, vereador e técnicos municipais meteram mãos à obra e iniciaram a plantação de cerca de duas dezenas de exemplares melia azedarach na Alameda da Conchada, que prossegue amanhã.

 

Por toda a cidade vão estar em curso, nos próximos dias, várias ações e empreitadas de plantação de árvores no âmbito do Plano de Arborização 2019/2020, que veio definir uma estratégia, os critérios de seleção das espécies a plantar e uma planificação de trabalhos, a curto e a médio-prazo. O objetivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta ação ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas.

 

Até ao final de 2020, está prevista a plantação de, pelo menos, 2630 árvores, sendo mais de 350 diretamente plantadas pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra; outras 630 novas árvores estão previstas em empreitadas de requalificação do espaço público já em curso ou em fase de projeto; e 1650 árvores serão plantadas em alvéolos florestais, uma ação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e que se inicia amanhã, 14 de dezembro, pelas 10h30, na Rua Albert Einstein, na Quinta da Portela, com a plantação de cerca de oito dezenas de exemplares quercus suber (sobreiros), com a participação dos escuteiros do Agrupamento 109 – Santo António dos Olivais. Prevista está também a substituição de algumas árvores, à medida que se detete qualquer problema de estabilidade ou risco para os utentes da via pública.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×