9 Dezembro 2019

Manuel Machado entrega medalha de reconhecimento ao Comandante Acácio Monteiro

Manuel Machado entrega medalha de reconhecimento ao Comandante Acácio Monteiro

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Brasfemes celebrou, ontem, o seu 80º aniversário, numa cerimónia emotiva, que ficou marcada pela despedida do comandante Acácio Monteiro e pela passagem do testemunho ao novo comandante, Horácio Ferreira. Com o salão da AHBV Brasfemes completamente lotado, Acácio Monteiro viu uma sala inteira de pé, a agradecer-lhe os 13 anos que esteve no comando dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes e, entre outras distinções, recebeu, das mãos do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, uma Medalha de homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados em prol da comunidade.

As palavras foram de elogio e agradecimento, pela liderança e pelo trabalho realizado ao longo dos últimos 13 anos. Acácio Monteiro foi aplaudido de pé por todos os que se encontravam no salão, passou para o quadro de honra, recebeu a Medalha de Grau Ouro por Serviços Distintos da AHBV Brasfemes e ainda uma Medalha de homenagem e reconhecimento pelo presidente da CM Coimbra. “O comandante Acácio Monteiro, que há 13 anos serve esta casa na função de comandante, é merecedor do reconhecimento do presidente da Câmara Municipal e do Município de Coimbra”, sublinhou Manuel Machado.

 

“Fecha-se hoje um ciclo na minha vida”, afirmou, por sua vez, Acácio Monteiro. E, no balanço de 13 anos, realçou o pedido de empréstimo para a obra do quartel (entretanto liquidado com a ajuda da CM Coimbra); a criação da Academia de Bombeiros como garantia de rejuvenescimento do corpo de bombeiros; a renovação da frota automóvel e a capacidade de resposta a todos os níveis de socorro; o investimento em equipamentos de proteção individual; a escola de estagiários e a formação, ou a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente. “Saio com a consciência de dever cumprido e orgulho pelo trabalho realizado com esta equipa”, concluiu, agradecendo a todos, colegas, família e povo de Brasfemes, pela confiança que depositaram em si.

 

Acácio Monteiro deixou ainda uma palavra ao seu sucessor, Horácio Ferreira. “Desejo-lhe uma longa carreira neste corpo de bombeiros, em que perspetivo êxito na difícil mas estimulante função. É a pessoa certa, já o disse. Estive com ele desde a primeira hora e sabe que pode contar com os meus humildes préstimos”, sublinhou. “Tenho que lhe expressar as felicitações por lhe ter sido reconhecida a confiança e a capacidade para o desempenho da função e desejo, porque isso me interessa a mim também, nas várias qualidades e funções que tenho, que desempenhe a sua missão com força, energia e sorte, porque sabedoria estamos certos de que tem”, afirmou, por sua vez, o presidente da CM Coimbra. “Estarei sempre disponível para estar convosco”, assegurou Manuel Machado.

 

“Quero saudar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes e todos os todos os seus responsáveis, aos mais altos níveis, pela capacidade de rejuvenescimento que têm demonstrado, pela esperança que têm criado, pela confiança que têm das pessoas. Isso só se consegue com confiança no vosso trabalho, com o que se tem feito aqui, de transmissão dos melhores valores de humanitarismo, de entreajuda, do espírito sadio de viver na cidade. Portanto, muito obrigado pelo trabalho que têm feito”, concluiu o autarca.

 

A cerimónia de celebração dos 80 anos da AHBV Brasfemes contou ainda com a participação do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, o vereador da Proteção Civil da CM Coimbra, Jorge Alves, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, Carlos Luís Tavares, o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes, João Paulo Marques, o presidente da Assembleia Geral da AHBV Brasfemes, Gonçalo Santos, e o presidente da Direção da AHBV Brasfemes, Paulo Rodrigues.

 

O programa de comemorações do 80º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes incluiu, ainda, a inauguração da Sala-Museu da instituição e a entrega de condecorações aos bombeiros e a várias entidades.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×