20 Dezembro 2019

Novos autocarros elétricos dos SMTUC evitaram 250ton de CO2 em seis meses

Novos autocarros elétricos dos SMTUC evitaram 250ton de CO2 em seis meses

Os novos 10 autocarros 100% elétricos que reforçaram a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) entraram em funcionamento a 20 de junho de 2019, depois de um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em cerca de 53% pelos cofres da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o restante pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). O presidente da autarquia, Manuel Machado, anunciou na reunião do executivo municipal que está em curso que, em seis meses de operação, estas viaturas elétricas evitaram a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200 mil quilómetros de estrada e geraram uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo.

A 20 de junho de 2019, a CM Coimbra apresentava 10 novos autocarros 100% elétricos para reforçar e renovar a frota dos SMTUC, numa cerimónia no Parque Verde do Mondego, que contou com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes. Oito desses autocarros têm 12m de comprimento, a bateria é de lítio/fosfato de ferro, tem uma tensão de 512V e uma capacidade de 348kWh, sendo a lotação total superior a 80 pessoas. Os outros dois são miniautocarros, que foram preparados para percorrerem a Linha do Centro Histórico, têm 6m de comprimento, um motor com 125KW de potência e uma capacidade das baterias de 66kWh, sendo a lotação total de 19 pessoas.

 

Passados seis meses de operação, estes veículos já percorreram cerca de 200 mil quilómetros, tendo gerado uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo evitando assim a libertação de 250 toneladas de CO2 para a atmosfera.

 

A aquisição destes veículos com melhor desempenho ambiental é uma aposta da CM Coimbra que tem em curso um novo concurso público para a aquisição de mais 14 novos autocarros 100% elétricos para os SMTUC, prevendo-se um investimento superior a 5 milhões de euros.

 

A CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, sendo que para além da aquisição de viaturas está também a expandir a rede e a contratar motoristas. A 4 de dezembro de 2019 entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, aproveitando o prazo legal de cessação das concessões privadas. Ao todo são mais de 140 horários e cerca de 2000 quilómetros, que abrangem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. Este reforço do serviço municipal de transportes vai permitir um aumento significativo da oferta a nível de horários e os habitantes destas zonas passam a poder usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC. Em curso continuam trabalhos para fazer chegar em breve novas linhas a outras localidades do concelho.

 

Em fase final está o recrutamento de 10 novos assistentes operacionais com a função de motorista. A lista de classificação final do procedimento concursal foi homologada na última reunião do Conselho de Administração dos SMTUC, que se realizou na passada sexta-feira, onde também foi autorizado o recurso à reserva de recrutamento até ao preenchimento do limite das vagas disponíveis no mapa de pessoal, pelo que entrarão mais seis trabalhadores. Com o finalizar deste procedimento, a CM Coimbra admitiu, desde 2018, 34 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros.

 

Ao todo serão 16 novos assistentes operacionais com a função de motorista que iniciam funções já no próximo mês de janeiro de 2020, depois de cumpridos os prazos legais do procedimento concursal.

 

Estes 16 novos trabalhadores são, sobretudo, oriundos de três setores de atividade, sendo que 10 vêm de empresas privadas de transportes coletivos de passageiros; dois de empresas privadas de transportes pesados de mercadorias; e quatro de empresas privadas de outros setores de atividade. Recorde-se que, ainda no ano de 2018, foi realizado um outro procedimento concursal através do qual foram admitidos 18 assistentes operacionais para a função de motorista, sendo metade oriundos de empresas privadas de transportes coletivos de passageiros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×