9 Janeiro 2020

Câmara investiu 120.000 euros na reabilitação do Jardim de Infância de Brasfemes

Câmara investiu 120.000 euros na reabilitação do Jardim de Infância de Brasfemes

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou hoje, com uma visita, a conclusão da empreitada de reabilitação do Jardim de Infância de Brasfemes, que melhorou significativamente as condições dos espaços interiores e exteriores. A obra foi realizada pela empresa Conimbriga, Empresa de Construções, Lda. e representou um investimento de 120.490,79 euros (IVA incluído). Desde 2013, a CM Coimbra já investiu mais de quatro milhões de euros em obras de beneficiação de escolas e em equipamento.

O Jardim de Infância de Brasfemes, frequentado atualmente por 23 crianças, foi reabilitado pela autarquia, tornando-o mais moderno, seguro, agradável e funcional. A intervenção implicou a definição de uma nova entrada neste Centro Escolar, com coberto de proteção ao novo portão e ao longo do muro para dar acesso ao edifício do Jardim de Infância.

 

“A nossa aposta vai no sentido de aumentar a qualidade dos equipamentos educativos, pois consideramos que é essencial”, destacou Manuel Machado, que anunciou que as obras na escola vão prosseguir numa segunda fase para continuar a melhorar o espaço.

 

“O que estamos a fazer nas escolas do ensino básico, que são de atribuição municipal, é aquilo que reivindicamos no parque escolar nas escolas de ensino secundário”, salientou o autarca recordando que o Ministério da Educação e a Delegação Regional têm responsabilidades acrescidas na remoção do amianto e na requalificação, por exemplo, do liceu José Falcão.

 

“É lastimável que não haja sequer projeto para as obras no liceu José Falcão”, afirmou Manuel Machado, acrescentando que o chumbo do Orçamento municipal para 2020 na Assembleia Municipal vai “protelar a eficácia da intervenção no âmbito do processo da descentralização”.

 

Relativamente às obras de reabilitação do Jardim de Infância de Brasfemes, para além de novas pinturas e da revisão da cobertura em telha, foi também realizado um tratamento do espaço de átrio/receção, construindo paredes interiores, de modo a definir uma caixa de ar drenada e ventilada, para além da instalação de teto falso com propriedades acústicas e com isolamento térmico.

 

Foram ainda remodeladas as instalações sanitárias de adultos e o gabinete dos professores e definida uma nova comunicação entre o polivalente/refeitório e a sala de atividades, melhorando assim o conforto na circulação no interior do edifício. Já a copa e a sala de atividades foram também melhoradas através da pintura de tetos e paredes interiores, tendo-se também procedido à substituição de caixilharias, à aplicação de estores interiores e à instalação de novos armários.

 

Desde 2013 que a CM Coimbra já investiu mais de quatro milhões de euros na beneficiação de escolas e em equipamento para além do apoio financeiro de 212 mil euros aos seis Agrupamentos de Escolas para apoiar os estabelecimentos de educação do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública referente às telecomunicações e ao material didático e de apoio ao funcionamento.

 

Recorde-se que a autarquia tem reforçado também o investimento em ação social e transportes escolares, que são uma forte aposta deste executivo, que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e à fixação de famílias no concelho.

 

No ano letivo em curso o investimento global é superior a 6 milhões de euros, sendo cerca de 3 milhões de euros para transporte escolar gratuito para mais de 8400 alunos do concelho e outros tantos 3 milhões de euros em ação social escolar, que incluem o alargamento de medidas de apoio às famílias, designadamente nos almoços e lanches; na gratuitidade dos serviços de acolhimento e prolongamento de horário no pré-escolar; apoio financeiro às atividades de complemento curricular, como visitas de estudo; apoio financeiro na aquisição de material escolar de desgaste; e a oferta dos cadernos de exercícios aos alunos do 1.º ciclo.

 

O objetivo destas medidas passa, não só, por atenuar as desigualdades sociais e promover a igualdade no acesso à educação, mas também por combater o abandono e insucesso escolar e fomentar a utilização dos transportes públicos e a autonomia dos jovens.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×