Esta é a forma da CM Coimbra valorizar o trabalho produzido pelos agentes culturais concelhios e promover condições de estabilidade às associações que têm a seu cargo a gestão de equipamentos municipais com programação regular, neste caso concreto, o Pavilhão Centro de Portugal.
O apoio financeiro municipal é atribuído com base na avaliação do programa e interesse municipal e cultural dos projetos apresentados pelas coletividades (que podem ser para um, dois ou três anos) e na avaliação do desempenho das associações no ano transato, contando para a classificação final um conjunto de critérios gerais e específicos. A OCC apresentou uma proposta para um ano e teve uma avaliação final de 86,5 pontos (em 100), sendo o montante a conceder pela autarquia de 205 mil euros, mais concretamente de 180 mil euros para apoio ao desenvolvimento da sua atividade regular e 25 mil euros para despesas de funcionamento e gestão do Pavilhão Centro de Portugal. Caso esses 25 mil euros não sejam suficientes, a CM Coimbra admite um reforço de 10 mil euros, mas só se existir efetivamente necessidade e essa for devidamente fundamentada.
A OCC é composta por 33 elementos e conta com 19 anos de existência, tendo atualmente Jan Wierzba como maestro titular. É detentora de elevada qualidade artística e cultural, patente nas suas atividades, no vasto repertório musical que apresenta e na execução dos seus músicos profissionais e dos maestros que a dirigem, sendo considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura. Isso é notório nos seus eventos, nas suas atuações e nas peças do seu repertório. A sua programação atinge públicos heterógenos, não apenas em Coimbra, mas também no país e no estrangeiro. A OCC considera, pois, que 2020 será mais um ano de afirmação no panorama cultural local, regional, nacional e internacional, apresentando como principais objetivos fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita.
Este ano, a OCC já protagonizou alguns concertos, como o de Ano Novo, mas tem muitos outros agendados, em várias localidades, nas principais datas festivas, como o Carnaval, a Páscoa, o Dia da Cidade, o Dia Mundial da Música ou o Natal. Além disso, a OCC colabora sempre com a CM Coimbra nas suas atividades, aposta na formação e em projetos pedagógicos, sendo uma forte promotora de jovens talentos, participa com frequência em festivais nacionais e aposta na sua internacionalização, através de digressões internacionais e acolhimento de projetos estrangeiros. A candidatura da OCC prevê ainda, para este ano, a celebração dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, com um programa primordialmente marcado pela obra do compositor alemão. A OCC estabelece, ainda, inúmeras parcerias com entidades nacionais e internacionais e dirige parte da sua programação a segmentos da população específicos, tais como crianças, jovens, idosos e pessoas com necessidades especiais, promovendo concertos solidários a favor de instituições que lidam com a população social e economicamente desfavorecida.
A OCC tem a seu cargo a gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal desde 2008 e tem desenvolvido um trabalho proficiente, dinamizando o equipamento com atividades culturais complementares à área artística principal, albergando não só a sua própria programação, mas também acolhendo iniciativas diversas, tais como cafés-concerto, exposições, workshops temáticos, recitais, conferência e debates, que contribuem significativamente para a dinâmica cultural da cidade.