19 Fevereiro 2020

Coimbra recebe prémio de mobilidade por projeto de descarbonização na Alta

Coimbra recebe prémio de mobilidade por projeto de descarbonização na Alta

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), foi galardoada nos Global Mobi Awards, um prémio que pretende destacar os melhores projetos nacionais e as entidades do setor da mobilidade inteligente em sete categorias distintas. Coimbra vence, pelo segundo ano consecutivo, na categoria Empresas/Organizações, agora com um projeto de descarbonização da Alta de Coimbra, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A cerimónia decorreu ao final da tarde de ontem, numa unidade hoteleira em Lisboa.

O projeto dos SMTUC submetido a concurso tem como tema a “Descarbonização da Alta de Coimbra, Património Mundial da Humanidade” e salienta o esforço do Município no reforço, modernização e aposta em veículos elétricos e híbridos nas Linhas do Centro Histórico (azul) e do Botânico.

 

 

A da Linha do Centro Histórico (azul) é um transporte flexível e sem paragens pré-definidas, que interliga a Alta e a Baixa de Coimbra. Já a Linha do Botânico atravessa a mata deste jardim ímpar no centro da cidade, criando ligações mais diretas entre a Alta, a Baixa e a margem esquerda do Rio Mondego, aliando a vertente de transporte regular de passageiros com a de serviço turístico e, também, de Park&Ride. Outro dos pontos de destaque desta candidatura foi o Elevador do Mercado Municipal, que transporta pessoas desde a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes até ao cimo da Rua Padre António Vieira, já na Alta da cidade.

 

Estes projetos da Câmara Municipal de Coimbra, executados pelos SMTUC, foram considerados importantes tendo em conta a forte pressão automóvel a circular na Alta, o que tem tido um impacto negativo em termos ambientais e na própria preservação do edificado do centro histórico, pelo que foi da maior importância a tomada de medidas para combater este problema.

 

O prémio foi recebido por Jorge Alves, vereador da CM Coimbra e presidente do Conselho de Administração (CA) dos SMTUC, que salientou os 111 anos de mobilidade elétrica em Coimbra, através dos tróleis, e a contínua aposta da autarquia na renovação da frota com novos veículos elétricos.

 

Presentes na cerimónia estiveram, ainda, a vereadora Regina Bento, também membro do CA SMTUC, Ana Braga, Diretora-delegada dos SMTUC, e Luís Santos, técnico superior dos SMTUC.

 

Os Global Mobi Awards são uma iniciativa do Global Media Group e do site Motor24.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×