28 Fevereiro 2020

Coimbra vai ser capital da BD de 5 a 8 de março

Coimbra vai ser capital da BD de 5 a 8 de março

A Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada está de volta, para a sua quinta edição, de 5 a 8 de março, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A mostra vai contar com a presença de 12 autores nacionais e um internacional, de editores e livreiros especializados na comercialização da nona arte, e vai ter à disposição do público sessões cinematográficas, exposições, workshops, uma conferência sobre o “25 de Abril e a Banda Desenhada”, sessões de autógrafos, apresentações de livros e o habitual desfile de Cosplay, com mais duas ações associadas. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresenta, assim, quatro dias de uma programação atrativa e diferenciada para os fãs de BD. A iniciativa é de entrada livre.

É a quinta edição de uma mostra mais do que consolidada na agenda nacional de eventos da nona arte. A Coimbra BD está de volta com um programa que apresenta o que de melhor se cria ao nível desta temática em Portugal e também a nível internacional, procurando atingir públicos diversos, desde o infantojuvenil, às famílias e a todos aqueles que, de diferentes faixas etárias, cultivam o gosto por esta expressão artística. Uma mostra que mobiliza cada vez mais entusiastas, o que se tem traduzido pela fidelização do público à iniciativa.

 

O programa deste ano integra sessões cinematográficas, das longas às curtas-metragens. Entre as longas, destaque para “O Filme de Bruno Aleixo”, com a presença do realizador João Moreira, na sexta-feira, dia 6 de março, às 21h00, na Sala Polivalente. Quanto às curtas-metragens, destaque para a rúbrica “Filminhos Infantis à Solta pelo País”, numa colaboração com a “Zero em Comportamento”, com filmes dirigidos ao público infantil e famílias, durante as manhãs de sábado e domingo, respetivamente 7 e 8 de março.

 

A Coimbra BD apresenta, ainda, uma dezena de exposições, workshops, uma conferência sobre o “25 de Abril e a Banda Desenhada” (na quinta-feira, 5 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal), sessões de autógrafos com autores BD e a apresentação de livros. Mas não é só. A mostra oferece ainda outras atividades que apelam ao envolvimento do público, como jogos de tabuleiro, sessões de desenho ao vivo – nesta edição, com um modelo Cosplay, em colaboração com o “Salão 40”.

 

E há ainda o habitual desfile e concurso de Cosplay, às 15h30 de sábado, dia 7 de março, na Sala Polivalente, que este ano traz consigo duas novas ações associadas: os “Talentos do Cosplay – Concerto de princesa Disney”, com Ana Costa, às 17h30, e a iniciativa “Q & A com Cosplayers”, na qual os cosplayers responderão a perguntas do público sobre os seus figurinos e personagens que assumem, às 18h00, tudo também na Sala Polivalente.

 

O escritor e desenhador Carlo Ambrosini, é a representação internacional do evento e irá apresentar o último livro de sua autoria, “Dylan Dog: O Imenso Adeus” (Ed. Bonelli). Outros 12 autores nacionais estarão presentes na mostra, representando o vasto universo da criação artística para a “9.ª Arte”, designadamente, ao nível da escrita, do argumento para BD ou da ilustração. E são eles: Álvaro Santos, André Oliveira, Bernardo Majer, Carlos Zíngaro, Fernando Dordio, Filipe Abranches, Luís Louro, Mário Freitas, Miguel Jorge, Paulo Monteiro, Pedro Cruz e Zé Burnay.

 

A iniciativa é de entrada livre e decorre de 5 a 8 de março, na Casa Municipal da Cultura. Na quinta, sexta e no sábado, a mostra pode ser visitada das 10h00 às 22h, enquanto que no domingo o horário é das 10h00 às 18h00. Como já é habitual, a mostra apresenta um conjunto de editores e livreiros especializados na comercialização deste género literário e uma enorme diversidade de merchandising, vertente criativa e comercial indissociável dos heróis das histórias de BD. Uma iniciativa da CM Coimbra, que conta com a colaboração da “Dr. Kartoon” (Livraria Especializada em Banda Desenhada), “Comic Heart”, “25 APRIL PT LAB”, “Pop Team Coimbra” e “Café MAIS Geek”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×