10 Março 2020

Coimbra Participa: apresentação de propostas até 16 de abril

Coimbra Participa: apresentação de propostas até 16 de abril

O prazo para a apresentação de propostas à terceira edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra já está em curso e termina no dia 16 de abril. “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” é o tema desta edição e o objetivo da autarquia é utilizar este instrumento de participação pública para envolver ativamente a comunidade no processo de candidatura. A dotação global é de meio milhão de euros, distribuídos equitativamente pelo Coimbra Participa e pelo Coimbra Jovem Participa, e as propostas devem ser apresentadas através da plataforma coimbraparticipa.cm-coimbra.pt.

Já podem ser apresentadas propostas à terceira edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra. Os objetivos passam por receber propostas capazes de gerar novos públicos, revitalizar espaços do concelho, suscitar e aumentar o conhecimento da cidade e a circulação de informação, contribuir para a autoestima e o bem-estar dos seus habitantes, mas revelando sempre a dimensão europeia de Coimbra.

 

Qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e tenha mais de 14 anos pode participar, sendo que o Coimbra Participa é destinado aos cidadãos com idade superior a 30 anos, enquanto o Coimbra Jovem Participa é dirigido aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos. As propostas devem ser submetidas, via plataforma ou nos Encontros Participativos, até ao dia 16 de abril, para depois serem analisadas pela Comissão Técnica até 15 de maio.

 

Os Encontros Participativos – que visam permitir a participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles com maior dificuldade de acesso a meios digitais – têm hoje início, pelas 21h00, na sede da Loucomotiva, em Taveiro. Seguem-se encontros em Almalaguês (dia 16 de março, 21h00, na Associação Herança do Passado), em Eiras (dia 24 de março, pelas 19h00, na Cooperativa de Habitação Semear Relvinhas) e em Coimbra (dias 7 e 8 de abril, respetivamente às 18h30 na Casa Municipal da Cultura e às 19h no Salão Brazil). E falta ainda a data, que será divulgada posteriormente, de uma sessão dirigida às escolas secundárias, que irá decorrer no Conservatório de Música de Coimbra.

 

Depois das propostas analisadas, segue-se o período de reclamações, que vai de 16 a 25 de maio, e o período de decisão sobre as reclamações, de 26 a 1 de junho. A fase de votação decorre de 2 de junho a 2 de julho, sendo que durante este período, mais precisamente na segunda semana de junho, vai ser realizada a apresentação pública das propostas que vão a votação. A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma (https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/), e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura, na Loja do Cidadão e na bilheteira do Convento São Francisco. No dia 4 julho, será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

 

Estas e outras informações sobre o Coimbra Participa e o Coimbra Jovem Participa podem ser consultadas na plataforma.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×