21 Maio 2020

Abertas inscrições no ITAP para o próximo ano letivo

Abertas inscrições no ITAP para o próximo ano letivo

O Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP) já tem abertas as inscrições para o próximo ano letivo. O ITAP, gerido por uma empresa municipal, é uma escola, criada em 1990, vocacionada para jovens que procuram um curso profissional em diversas áreas e tem como objetivos principais a educação e a formação de jovens, preparando-os também como cidadãos. Uma das novidades para o próximo ano letivo é a possibilidade de participação no Programa Erasmus+, que promove estágios internacionais e é financiado por fundos europeus.

As inscrições já estão abertas para o próximo ano letivo no ITAP através do site www.itap.pt. A oferta formativa inclui opções para o nível secundário e cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico (9º ano).

 

Para a obtenção do nível secundário têm à disposição os cursos profissionais de Técnico de Comunicação_Marketing, Relações Públicas e Publicidade (Área de Marketing e Publicidade), Técnico de Multimédia (Área de Audiovisual e Produção dos Media) e Animador Sociocultural (Área de Trabalho Social e Orientação)

 

Relativamente aos cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico a oferta passa pelos cursos de Mecânico de Automóveis e Cuidador de Crianças e Jovens, com a duração de dois anos letivos, e de Fotografia, com a duração de um ano letivo. Os destinatários destes cursos são alunos a partir dos 15 anos de idade, com aproveitamento no 6º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de dois anos) ou com aproveitamento no 8º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de um ano), que optem por um ensino mais prático.

 

Estas opções para a conclusão da escolaridade obrigatória, através de um percurso mais flexível e ajustada ao mercado de trabalho, contam com vários apoios, designadamente através de bolsa de material de estudo e da atribuição de subsídios de alimentação, de transporte e de alojamento.

 

No próximo ano letivo, uma das novidades é a possibilidade de participação no Programa Erasmus+, que promove estágios internacionais e é financiado por fundos europeus. Este programa visa, segundo a Agência Nacional Erasmus+, “desenvolver a Europa do conhecimento”, “internacionalizar” e “apoiar o crescimento inteligente”. O ITAP, no seu projeto educativo, integra esta dimensão europeia e de promoção de oportunidades para os alunos, procurando contribuir para a igualdade de oportunidades, reconhecimento de competências e qualificações no âmbito europeu, valorização pessoal e de alguma forma mitigar as assimetrias nacionais e europeias do emprego dos jovens.

 

O ITAP estabeleceu uma relação privilegiada com as empresas e demais entidades do tecido económico-social e cultural da região, que anualmente colaboram com a escola e contribuem para a qualidade da formação dos alunos, quer como entidades de acolhimento dos alunos em estágio curricular, quer no desenvolvimento de outras atividades de interesse mútuo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×