19 Junho 2020

Câmara promove ação de limpeza ambiental no Rebolim com colaboração de escuteiros

Câmara promove ação de limpeza ambiental no Rebolim com colaboração de escuteiros

Quem passou hoje no acesso ao Rio Mondego no Rebolim deparou-se com uma ação de limpeza ambiental promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que contou com a inexcedível colaboração da Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. O presidente da autarquia, Manuel Machado, cumprimentou, à primeira hora da manhã, os voluntários e agradeceu a sua colaboração nesta ação que vai deixar o Rebolim melhor.

O Rebolim acolheu, hoje, uma ação ambiental, que consistiu na limpeza de resíduos do areal. Uma ação que é desenvolvida pela CM Coimbra desde 2019 e que hoje contou com a participação de escuteiros associados à Junta Regional de Coimbra.

 

Esta ação ambiental resultou na limpeza de espécies infestantes de pequeno porte, mas serviu também para remover ramos e pedras de meio-porte do areal, por questões de segurança, de forma a não ferir os pés dos utilizadores daquele espaço.

 

O acesso ao Rio Mondego no Rebolim, perto da Quinta da Portela, em Coimbra, tem sido requalificado pela Câmara Municipal desde o ano passado. Desde então foram melhorados os acessos, depois foi realizada limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, mas também pneus abandonados. Foram criadas também infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água e uma zona ordenada para estacionamento. Um investimento que só foi possível depois de, em julho do ano passado, a CM Coimbra ter adquirido um terreno com cerca de 15.000 m2 de área contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80.000 euros.

 

Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, como a requalificação da zona de estacionamento ordenado, a instalação de novos sanitários e de iluminação pública. Das 10h00 às 19h00 o local tem agora vigilância por nadador-salvador devidamente credenciado. A ligar o Rebolim vai existir também um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade. Este projeto está a criar mais de 15 km de ciclovia, um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×