28 Julho 2020

Câmara investe 730.000 euros na requalificação de acessos à Universidade de Coimbra

Câmara investe 730.000 euros na requalificação de acessos à Universidade de Coimbra

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta para a adjudicação da empreitada de requalificação de várias vias de acesso à Universidade de Coimbra (UC), nomeadamente as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João e o Largo José Rodrigues, à empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda., num investimento superior a 730.000 euros. Esta empreitada pretende melhorar a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano e a sinalética, tal como tem acontecido em várias outras vias da zona histórica de Coimbra, num investimento global que já é superior a quatro milhões de euros.

A CM Coimbra continua a dar seguimento ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade e vai requalificar mais ruas da zona histórica de Coimbra, neste caso específico de acesso à UC. A autarquia vai, agora, adjudicar a empreitada de requalificação das ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues, à empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda., num investimento de 732.963,95 euros.

 

Esta empreitada tem como principais objetivos a repavimentação com recurso a materiais de maior resistência e atrito, que permitam o aumento do conforto do pavimento, sem perder a memória histórica dos locais; a revisão de infraestruturas, como a passagem subterrânea da rede elétrica e a iluminação led, a instalação de rede de gás natural; a remodelação de redes de abastecimento de água; a dotação de redes separativas de esgotos domésticos e pluviais e o reforço das redes de dados; a melhoria de condições de acessibilidade com a introdução de percursos pedestres em pedra mais confortável; a alteração das pendentes das ruas, drenando para a zona central e evitando as valetas junto aos edifícios; a revisão do estacionamento e trânsito nas rua Borges Carneiro e de São João e o acesso ao Largo junto ao Palácio dos Melos; levantamento e reposição dos pavimentos na Rua de São João para correção de abatimentos; e a revisão das escadas entre o Palácio dos Melos e a Faculdade de Letras, substituindo os degraus fraturados e colocando novos corrimãos.

 

Recorde-se que a autarquia tem realizado e projetadas para a Alta da cidade, outras empreitadas como as já concluídas requalificações no Largo de S. Salvador (212 mil euros); e nas ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros). No passado mês de abril, o executivo municipal aprovou a proposta do júri para adjudicar a empreitada de valorização do Largo da Sé Velha, da Rua e Largo do Quebra Costas e das Escadas e Beco da Carqueja pelo valor de 1,6M€. O investimento previsto da autarquia para requalificar o espaço público nesta zona histórica da cidade é já superior a quatro milhões de euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×