6 Julho 2020

Prémio Estação Imagem com exposição inédita e de dimensão mundial na Sala da Cidade

Prémio Estação Imagem com exposição inédita e de dimensão mundial na Sala da Cidade

O Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra, que foi adiado em março devido à COVID-19, arrancou no domingo, 05 de julho, com a inauguração das oito exposições. Na Sala da Cidade dos Paços do Município de Coimbra está patente uma exposição inédita e de dimensão mundial, intitulada “SOS Clima”. Foi com essa exposição como pano de fundo que a vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, e o comissário da Estação Imagem, Luís Vasconcelos, assinalaram a abertura destas exposições que pelo terceiro ano consecutivo se realizam na cidade.

Esta terceira edição em Coimbra do Prémio Estação Imagem vai realizar-se forçosamente em condições particulares ditadas pelos condicionalismos de proteção de saúde. Carina Gomes salientou que “Coimbra está a ser pioneira na retoma das atividades culturais”, tendo decidido “realizar as Festas da Cidade no estrito cumprimento das orientações da DGS”, tal como aconteceu na inauguração do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra [no dia 04 de julho] e como vai acontecer ao longo de todas as iniciativas do Prémio Estação Imagem.

 

A vereadora da Cultura da CM Coimbra sublinhou “o nível de qualidade e profissionalismo a que nos habituaram, já não nos surpreende”, acrescentando que “o Luís Vasconcelos e toda a equipa que o acompanha, merecem este reconhecimento especial”. “Convido-vos, porque vale a mesmo a pena, a verem esta e as outras exposições, em segurança”, concluiu.

 

Já Luís Vasconcelos agradeceu à CM Coimbra “pelo facto de terem mantido o apoio, apesar das condições atuais”. O comissário realçou ainda a presença “de cinco grandes agências de fotografia nesta exposição [na Sala da Cidade]”, pelo que “ela tem a particularidade de ser inédita no panorama das exposições internacionais, contendo o melhor material dos seus arquivos”, concluiu.

 

Esta exposição inédita e de dimensão mundial, na Sala da Cidade, intitulada “SOS Clima”, é sobre a urgência ambiental e os efeitos das alterações climáticas, numa iniciativa que reúne trabalhos de cinco agências internacionais: Agence France-Presse, The Associated Press, European Pressphoto Agency, Getty Images e Reuters. Essa exposição vai ficar em Coimbra até finais de setembro.

 

A exposição “Hong Kong: A luta pela liberdade”, de Felipe Dana, da Associated Press, e “Fim Do Califado”, reportagem de Ivor Prickett feita para o The New York Times, são outras das propostas para a edição deste ano.

 

Coimbra recebe ainda a exposição “Guardiões da Vida Selvagem”, de Brent Stirton, “A Caravana”, de Guillermo Arias, sobre as migrações da América Central para os Estados Unidos, e “Rusgas às Favelas”, trabalho de Patrick Chauvel, no Rio de Janeiro.

 

O olhar de Sarah Blesener sobre a militarização de jovens nos Estados Unidos e na Rússia, e a exposição “Na Terra”, de Ana Brígida, vencedora da Bolsa Estação Imagem 2019, são outras das exposições que serão inauguradas no dia 05 de julho.

 

As exposições vão ocupar espaços do Convento São Francisco, do Edifício Chiado, da Casa Municipal da Cultura, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Centro Cultural Penedo da Saudade.

 

O júri da edição deste ano do Prémio Estação Imagem, presidido por Patrick Chauvel, reuniu-se através de meios digitais para decidir os vencedores dos diversos prémios.

 

Também através de meios digitais vão decorrer as aulas abertas sobre edição e fotojornalismo.

 

A data e o local para o anúncio e entrega dos prémios deste ano ainda não estão definidos e serão oportunamente anunciados.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×