17 Agosto 2020

CM Coimbra apoia coletividades desportivas com meio milhão de euros

CM Coimbra apoia coletividades desportivas com meio milhão de euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a atribuição de cerca de 496.000 euros em apoios financeiros a 78 coletividades desportivas, referente à época desportiva 2019/2020, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto. A proposta aprovada contempla apoios para Instalações Desportivas (35.000 euros); Aquisição de Material Desportivo Estrutural (10.000 euros); Fornecimento de Material Desportivo de Desgaste (15.000 euros); Participação em Eventos Desportivos Não Regulares (10.000 euros); Organização de Eventos Desportivos Internacionais ou Nacionais de Relevo (20.000 euros); Transportes (12.500 euros); Reconhecimento da Formação Desportiva (169.190 euros); Confirmação da Prestação Desportiva (122.312,15 euros); e Apoio ao Alto Rendimento (10.500 euros), o que totaliza um valor superior a 404.000 euros. Os restantes 91.000 euros já foram transferidos como um adiantamento, uma medida adotada em abril pela CM Coimbra para apoiar financeiramente as coletividades durante a pandemia da COVID-19.

A CM Coimbra tem vindo a desenvolver uma política desportiva de promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde dos seus munícipes. Nesse sentido, além de disponibilizar espaços de lazer, o município apoia o movimento associativo para que a população possa usufruir das infraestruturas dos clubes, contribuindo para aumentar o número de praticantes, tanto ao nível do desporto informal como do federado.

 

Com a aprovação, em 2014, do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto pretendeu-se, pois, que o movimento associativo aumentasse o número de atletas federados, nos escalões de formação, nas diversas modalidades, possibilitando atingir um desenvolvimento sustentado em diversos desportos. A autarquia assumiu, também, o Desporto como vetor estratégico e apostou em trazer para a cidade grandes competições, incluindo campeonatos do mundo, da Europa e nacionais de várias modalidades convencionais e de desporto adaptado. Um bom exemplo foi a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra ou outros grandes eventos internacionais, como o arranque do Campeonato Mundial de Trail Running e do Rally de Portugal ou mais recentemente o Campeonato da Europa de Kayak Polo.  Para além disso, paralelamente, têm saído de Coimbra grandes atletas formados nos clubes do concelho, em modalidades como judo, natação, atletismo, ginástica, basquetebol ou desportos de combate, entre outros.

 

O vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Cidade, destacou no seu despacho no processo que vai à próxima reunião da Câmara que este apoio vem “garantir aos clubes, associações e coletividades desportivas as condições necessárias para o desenvolvimento da sua relevante atividade”.

 

A este apoio municipal de cerca de 496.000 euros a 78 coletividades desportivas, referente à época desportiva 2019/2020, somam-se outros. Desde logo, recorde-se que a CM Coimbra adotou – durante o mês de abril – uma medida de apoio para adiantar 25% do valor médio dos subsídios concedidos pela autarquia à atividade corrente nos últimos cinco anos, como apoio às entidades desportivas e culturais do concelho no âmbito dos Regulamentos Municipais de Apoio ao Desporto e ao Associativismo Cultural, mediante compromisso de apresentação de candidatura no presente ano civil.

 

Mas também o apoio à reabilitação de infraestruturas desportivas já totaliza um investimento municipal de um milhão de euros em 2019 e 2020, ao abrigo do Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas. Com este investimento a autarquia pretende melhorar as condições para a prática desportiva no concelho, otimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade, de forma a promover o desenvolvimento desportivo junto das associações e dos clubes do município.

 

A CM Coimbra tem também apoiado financeiramente os atletas da cidade a atingir os objetivos olímpicos, ao abrigo do Regulamento Municipal Tóquio 2020, entre outros apoios, como isenções do pagamento de taxas municipais relativas à utilização de infraestruturas desportivas pelas coletividades e o apoio a eventos pontuais.

 

[Fotografia de arquivo]

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×