1 Outubro 2020

Coimbra homenageia Filipe Albuquerque com entrega de medalha de reconhecimento

Coimbra homenageia Filipe Albuquerque com entrega de medalha de reconhecimento

Filipe Albuquerque foi hoje homenageado na Câmara Municipal (CM) de Coimbra pela sua vitória nas 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, entregou uma medalha de reconhecimento da cidade ao piloto conimbricense, salientando que “a sua prestação é merecedora do nosso reconhecimento e orgulho”. Filipe Albuquerque agradeceu a homenagem e todo o apoio da autarquia e da cidade, já bem antes da vitória. “Tenho que englobar a Câmara de Coimbra na minha equipa, porque fazem parte do meu capacete, que entrou nas minhas corridas, nas minhas batalhas”, afirmou o piloto

A homenagem decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, na presença dos jornalistas e dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Carina Gomes, e em cumprimento das medidas de contingência da pandemia COVID-19. Em cima da mesa ficaram, em representação da vitória, a taça e o capacete que o piloto usa habitualmente, com o brasão da cidade de Coimbra. “É bom não esquecer as raízes. E o Filipe Albuquerque fez bem em usar o capacete com esta marca. Isso orgulha-nos e honra a cidade”, afirmou Manuel Machado. “Este é o nosso reconhecimento público, da Câmara Municipal, ao êxito do Filipe Albuquerque, por levar a bandeira da cidade, os símbolos que todos conhecemos, até longe, até outros sítios”, referiu.

 

Filipe Albuquerque agradeceu as palavras de Manuel Machado e todo o apoio que recebeu, já bem antes da vitória, da CM Coimbra e da cidade. “Tenho que englobar a Câmara de Coimbra na minha equipa, porque fazem parte do meu capacete, que entrou nas minhas corridas, nas minhas batalhas”, afirmou o piloto, deixando uma palavra especial de apreço ao vereador do Desporto, Carlos Cidade.  “Ele esteve no aeroporto e foi-me receber e isso significou muito para mim”, sublinhou. Filipe Albuquerque valorizou, ainda, o facto de “poder ter estado com Coimbra [no capacete e com ele] durante a vitória”. “Foram umas longas 24 horas e, portanto, é mesmo isto que quero agradecer a Coimbra”, concluiu, agradecendo o apoio, o carinho e o afeto da cidade.

 

“Nasci aqui, cresci, vivo, as minhas filhotas também cá estudam, sinto-me honrado e, como disse o senhor presidente, eu não esqueço as minhas origens e acho que muitas vezes são as minhas origens que me dão a força, a rapidez, a calma para lutar por grandes vitórias e para me sentir também à altura dos outros pilotos que vêm de cidades com muito mais nome no automobilismo”, acrescentou Filipe Albuquerque. “Sinto-me um embaixador de Portugal e um embaixador da cidade onde nasci”, afirmou ainda o piloto, no final da cerimónia, em declarações aos jornalistas.

 

O piloto conimbricense lembrou que o objetivo passa, pois, por vencer os dois campeonatos, europeu e mundial. “É importante dizer que estou a liderar o Campeonato do Mundo, estamos muito próximos, e estou em primeiro também no Campeonato da Europa, de resistência”, afirmou, referindo que na próxima quinta-feira estará em Itália para a penúltima ronda da competição europeia. “Lá já me posso sagrar campeão, mas a última ronda é no dia 1 de novembro, em Portimão, em Portugal, e é claro que adoraria ter-vos presentes, a vocês, familiares, mas o que é mais importante é que estejamos seguros, saudáveis e que as vitórias sejam de Coimbra, sejam nossas” concluiu Filipe Albuquerque.

 

O triunfo nas 24 Horas de Le Mans valeu ao piloto de Coimbra a conquista matemática da Taça do Mundo de Resistência na classe LMP2. Para que o título seja efetivo, basta a Filipe Albuquerque alinhar à partida da última prova, no Bahrein.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×