5 Outubro 2020

José Falcão e António José de Almeida evocados nas celebrações da Implantação da República Portuguesa

José Falcão e António José de Almeida evocados nas celebrações da Implantação da República Portuguesa

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou, esta manhã, a Implantação da República Portuguesa. A cerimónia iniciou-se com o hastear da bandeira nacional nos Paços do Município de Coimbra, ao som do hino “A Portuguesa”, interpretado pela Filarmónica União Taveirense. Depois da cerimónia de entrega do Prémio Literário Miguel Torga /Cidade de Coimbra 2020 e do anúncio oficial dos projetos vencedores da 3ª Edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, a comitiva presidida por Manuel Machado dirigiu-se, como habitualmente, ao túmulo de José Falcão, no cemitério de Santo António dos Olivais, e ao monumento a António José de Almeida, na interseção da rua com o mesmo nome e a rua Nicolau Chanterenne, onde foram depositadas duas coroas de flores.

O presidente da CM Coimbra recordou a importância de José Falcão e António José de Almeida na Implantação da República Portuguesa. Manuel Machado lembrou José Falcão como um dos “grandes combatentes para a implantação da República” em Portugal.

 

 

Manuel Machado destacou que “em Coimbra a República foi implementada de forma pacífica”. O autarca enalteceu António José de Almeida como um dos obreiros que ajudou a implantar a República Portuguesa.

 

 

O primeiro ato desta celebração evocativa foi o hastear da bandeira nacional, ao som de “A Portuguesa”, o hino nacional adotado após o fim da monarquia, interpretado pela Filarmónica União Taveirense.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×