10 Novembro 2020

CM Coimbra apoia participação de 21 escolas em programa de educação ambiental

CM Coimbra apoia participação de 21 escolas em programa de educação ambiental

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a adesão à edição de 2020 do projeto Eco-Escolas, um programa internacional que é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que pretende encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. A adesão a esta edição do projeto é realizada apenas nesta data devido às condicionantes causadas pela pandemia COVID-19, que levaram a que o calendário de atividades previsto fosse alterado. Contudo, à semelhança dos anos anteriores, a autarquia pretende celebrar esta parceria e custear a despesas das escolas candidatas, uma vez que ABAE informou que o programa se realizou com as devidas adaptações.

O grande objetivo do Eco-Escolas, que tem por base os princípios da Agenda 21 Local, é garantir a participação das crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentável e amiga do ambiente. Um programa que é materializado através de um conjunto de iniciativas que são disponibilizadas às escolas inscritas, sob a forma de projetos, desafios, concursos, e que se regem por temas obrigatórios. Os resíduos, a água e a energia são temas que têm continuidade ao longo dos anos. Comunidades sustentáveis e espaços exteriores foi o tema específico para esta edição do programa.

 

A ABAE garante o apoio, a formação, o acompanhamento, a monitorização e a avaliação do programa Eco-Escolas, através de uma Comissão Nacional, da Comissão Eco-Escolas e das Câmaras Municipais onde se localizam as escolas inscritas. Para isso, é necessário que o município celebre, anualmente, o acordo de parceria com a ABAE e entregue a Declaração do Município de Compromisso com o Programa Eco-Escolas referente a cada estabelecimento de ensino que queira participar. Este ano, contudo, devido à pandemia COVID-19 e aos constrangimentos provocados – como o confinamento, o encerramento de escolas e outros –, a autarquia não celebrou a parceria nem enviou as necessárias declarações, mas o programa prosseguiu, com as adaptações necessárias, contando com a inscrição de 21 escolas do concelho.

 

A CM Coimbra reconhece o valor educativo do programa e tem aderido às suas diversas edições, assumindo sempre o custo anual da inscrição das escolas candidatas ao programa, que implica uma despesa de 70 euros por escola. Apesar das escolas terem encerrado a 16 de março e deste ano escolar atípico, a proposta dos serviços municipais passa por reconhecer o esforço e empenho das escolas, em condições de grande adversidade, da ABAE em manter o programa, e, assim, regularizar a parceria com esta entidade, subscrever as declarações por cada escola e assumir o pagamento de 1470 euros, correspondente ao valor da inscrição das 21 escolas do concelho. Acrescente-se, ainda, que dessas 21 escolas inscritas, 20 foram galardoadas com a bandeira azul.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×